Notícias | Dia a dia
Garcia lembra período duro e compulsão alimentar
05/01/2023 às 23h48

Perth (Austrália) - A francesa Caroline Garcia se abriu sobre sua luta contra a compulsão alimentar durante a temporada de 2022. Semifinalista do US Open no ano passado, ela compartilhou sua experiência em entrevista ao jornal L'Equipe, disse que se refugiou na comida quando se sentiu vazia e triste, mas que agora ela administra melhor sua relação com a comida.

“Algumas pessoas não saem mais para comer, mas para mim foi o contrário: me refugiei na comida. Foram momentos de crise. Você se sente tão vazia e tão triste, que precisa se preencher. Foi a angústia de não poder fazer o que queria dentro de quadra, não vencer e sofrer fisicamente”, contou Garcia, que entre março e abril parou para tratar de uma lesão persistente no pé direito.

“Comer me acalmou por alguns minutos. Todos sabemos que não dura, mas foi uma fuga. É incontrolável. Depois comecei a falar sobre isso para meus parentes, para amigos, para meus pais. Você começa a entender. Você percebe que se isso acontecer com você, não é o fim do mundo. Às vezes é apenas o cansaço que faz seu corpo precisar de açúcar”, falou a francesa.

As conversas com pessoas próximas e os resultados em quadra a ajudaram a superar a fase. “Desde então, estou curtindo um pouco mais o tênis e tendo mais tempo para mim, então isso acontece menos. E quando acontece, eu aceito mais e me sinto menos culpada. Agora, se por dois dias eu tiver vontade de comer uma pizza, eu pego a minha pizza e isso vai parar de me obcecar”, disse Garcia.

“Cheguei a ser muito dura comigo mesma, mas hoje está melhor. Posso me divertir quando me apetecer. Por exemplo, comi uma pizza um dia antes da partida contra (Daria) Kasatkina (no WTA Finals). Eu queria comer, então encontrei uma massa sem glúten. Fiquei tão feliz com a minha pizza! E aguentei duas horas e meia na quadra no dia seguinte”, pontuou a tenista de 29 anos.

Depois de passar por uma cirurgia e reaprender a andar, Garcia foi muito bem em seu retorno às quadras e terminou o ano como número 4 do mundo, depois de ser 75ª em junho. Ela ganhou cinco títulos na temporada de 2022, incluindo o WTA Finals e o título de duplas de Roland Garros.

Comentários