Melbourne (Austrália) - O número 1 do mundo Carlos Alcaraz está fora do Australian Open. O jovem jogador espanhol de 19 anos anunciou nesta sexta-feira que sofreu uma lesão na perna direita durante uma sessão de treinos e não irá se recuperar a tempo de disputar o primeiro Grand Slam da temporada, que começa daqui a 10 dias, em Melbourne.
Alcaraz não estava inscrito para nenhuma competição preparatória nas duas primeiras semanas da temporada, nem United Cup ou um dos torneios da ATP que antecedem o Australian Open. Ele apenas jogaria uma exibição no Kooyong Park.
"Quando estava no meu melhor momento da pré-temporada, machuquei-me num gesto fortuito e forçado durante o treino, desta vez no músculo semimembranoso da perna direita. Trabalhei muito para chegar ao meu melhor nível na Austrália. Infelizmente não poderei jogar o Australian Open. É um momento difícil, mas tenho que ser otimista, me recuperar e olhar para frente. Nos vemos em 2024, Australian Open", divulgou Alcaraz em suas redes sociais.
Desgraciadamente no podré jugar ni el Care A2+ Kooyong ni el Abierto de Australia. Es un momento duro, pero tengo que ser optimista, recuperarme y mirar hacia delante. Nos vemos en 2024 @AustralianOpen ❤️
— Carlos Alcaraz (@carlosalcaraz) January 6, 2023
No fim do ano passado, Alcaraz já havia terminado a temporada um pouco mais cedo do que o previsto, ficando fora do ATP Finals e da Copa Davis, devido a uma lesão muscular na região abdominal, sofrida durante sua participação no Masters 1000 de Paris. Depois de se recuperar, o espanhol disputou exibições em Abu Dhabi no mês de dezembro, mas foi superado por Andrey Rublev e Casper Ruud em suas partidas.
Disputa pelo número 1 do ranking
Alcaraz tinha apenas 90 pontos a defender durante o Australian Open, já que foi eliminado ainda na terceira rodada da edição passada do torneio. O vice-líder do ranking é Rafael Nadal, que defende 2 mil pontos do título em Melbourne, e por isso também não pode ultrapassar o atual número 1. Dessa forma, os concorrentes a destronar o espanhol da primeira posição serão Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Novak Djokovic.