Pune (Índia) - O holandês Tallon Griekspoor é o primeiro campeão da temporada de 2023 do circuito. Ele conquistou neste sábado o título do ATP 250 de Pune, em quadras duras na Índia, superando na final o francês Benjamin Bonzi por 4/6, 7/5 e 6/3 em 2h16 de partida.
A final em Pune foi a primeira no circuito da ATP para ambos os tenistas, os dois têm 26 anos. Griekspoor é o atual 95º do ranking e vai se aproximar do top 60. Já Bonzi, 60º colocado, vai ganhar dez posições, mas a melhor marca de sua carreira segue sendo o 44º lugar. Ao conquistar o título, Griekspoor também vingou a derrota sofrida pelo compatriota Botic van de Zandschulp, superado por Bonzi na semifinal da última sexta-feira. Havia a possibilidade de uma final holandesa no torneio.
MILESTONE 🏆@Griekii claims his first ever @atptour title after a 4-6 7-5 6-3 win in the Pune final 👏#TataOpenMaharashtra pic.twitter.com/zGB3zD2Seo
— Tennis TV (@TennisTV) January 7, 2023
O set inicial teve apenas uma quebra, conquistada por Bonzi aproveitando seu único break-point, já no último game da disputa. Na parcial seguinte, Griekspoor conseguiu pressionar o saque do adversário com mais frequência e criou quatro break-points antes de conseguir a quebra no 5/5. Pouco antes, quando perdia por 5/4 e ficou a um game da derrota, confirmou muito bem o serviço. Já no terceiro set, o holandês manteve o saque o tempo todo e conseguiu duas novas quebras para fechar o jogo.
"Era a primeira final para nós dois, então é normal sentir alguma pressão. É claro que eu fiquei um pouco mais nervoso do que o normal, mas não foi tão ruim", disse Griekspoor, teve grande desempenho no saque. Ele só sofreu duas quebras no torneio e disparou 17 aces na final. "Tudo o que fiz foi continuar lutando a cada ponto e tentando jogar o meu melhor tênis. Acho que nós dois jogamos bem nos games de saque, e no final deu certo. Estou muito feliz".
Belgas superam indianos na final de duplas
O título de duplas ficou com os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, que venceram a parceria indiana de N.Sriram Balaji e Jeevan Nedunchezhiyan por duplo 6/4. Os belgas, de 29 e 31 anos, jogam juntos há bastante tempo e já têm seis títulos de ATP entre 2019 e a atual temporada.