Notícias | Dia a dia
Djokovic: 'Minha preparação não poderia ser melhor'
08/01/2023 às 12h50

Depois de vencer os cinco primeiros jogos do ano, o sérvio agora segue para Melbourne

Foto: Adelaide International

Adelaide (Austrália) - A conquista do ATP 250 de Adelaide 1 na primeira semana foi um passo importante na preparação de Novak Djokovic para o Australian Open. Depois de vencer os primeiros cinco jogos da temporada, o sérvio terá uma semana de treinos em Melbourne antes de ir em busca de seu décimo título na competição e o 22º Grand Slam. Ele ainda destaca o alto nível dos adversários que enfrentou nas fases finais desta semana, Denis Shapovalov, Daniil Medvedev e Sebastian Korda.

"Foram cinco grandes jogos. Tive um jogo de dois tiebreaks na segunda rodada contra o Halys, que está jogando muito bem. E então eu enfrentei Shapovalov, Medvedev e o Korda, que está jogando tênis de alto nível e acertando a bola de forma incrível. Eu não poderia pedir uma melhor preparação e preparação para o Australian Open", disse Djokovic após a vitória por 6/7 (8-10), 7/6 (7-3) e 6/4 em 3h10 de partida.

"É claro que o Australian Open é a principal razão pela qual estou aqui, mas ao mesmo tempo quero vencer todos os torneios em que jogo, independentemente do nível", comenta o experiente jogador de 35 anos, que conquistou seu 92º título no circuito da ATP. "Amo jogar na Austrália e meus resultados são uma prova disso. Eu não seria capaz de vencer tanto em um lugar onde não me sinto bem. Estou ansioso para Melbourne. A Rod Laver é certamente é a quadra onde eu tive mais sucesso na minha carreira. Eu amo jogar lá".

"Agora eu tenho uma semana de folga para me recuperar agora e trabalhar em pontos específicas do meu jogo e do meu corpo, além de colocar minha mente no estado certo para jogar em melhor-de-cinco durante duas longas semanas", explicou o sérvio, que defende uma invencibilidade de 34 jogos em solo australiano. Ele não perde um jogo sequer no país desde 2018.

Durante a equilibrada final deste domingo, Djokovic precisou salvar um match-point quando perdia o segundo set por 6/5. Ele destacou a grande partida de seu jovem rival de 22 anos e afirma que o saldo da semana teria sido positivo mesmo em caso de derrota. Esta é a oitava vez que ele ganha um título depois de salvar um match-point ao longo do torneio.

"Foi uma ótima semana. É claro que conquistar o título é melhor do que perder na final. Mas o jogo de hoje poderia ter ido para qualquer lado. Ele estava mais perto de vencer, teve um match-point, teve também uma quebra acima e 40-0 no primeiro set. Ele estava totalmente no controle, enquanto eu não estava jogando o meu melhor, mas encontrei uma maneira de vencer. Quando você consegue a vitória em dias assim, especialmente um uma final, dá mais confiança e satisfação", ponderou o ex-líder do ranking e atual quinto colocado.

Perguntado sobre as dores na perna esquerda que ele sentiu na semifinal de sábado contra Medvedev, Djokovic diz que já estava se sentindo melhor na manha deste domingo. "Acordei bem. Ontem à noite eu fiz muito trabalho com o fisioterapeuta e falei também com os médicos do torneio. Tive muito cuidado com o tendão na partida de hoje, mas estava tudo bem. Foram poucas as vezes que eu senti que estava apertando a musculatura, mas nada que me preocupasse para o meu desempenho".

Comentários