Melbourne (Austrália) - As duas últimas campeãs do torneio juvenil do Australian Open, a croata Petra Marcinko e andorrana Victoria Jimenez Kasintseva venceram suas partidas de estreia no quali profissional em Melbourne. Ambas ex-líderes do ranking juvenil, as tenistas de 17 anos já fazem parte do top 200 da WTA.
Marcinko é a número 191 do mundo e venceu a alemã Mona Barthel por 6/2 e 6/4. Ela enfrenta a ex-top 10 norte-americana Coco Vandeweghe. Já Kasintseva, 184ª colocada, passou pela sueca Rebecca Peterson por 6/3 e 6/4. Sua próxima rival é a australiana Zoe Hives.
Outras jovens que avançaram foram a norte-americana de 18 anos Ashlyn Krueger e a alemã de 20 anos Eva Lys. Krueger venceu a canadense Eugenie Bouchard por 6/3, 1/6 e 6/4 e enfrenta a espanhola Cristina Bucsa. Já Lys fez 6/3 e 6/4 contra a espanhola Rosa Vicens Mas e encara a romena Alexandra Cadantu.
A nova geração norte-americana ainda contou com vitórias de Elizabeth Mandlik e Katie Volynets, ambas de 21 anos. O país ainda conta com Sachia Vickery, Sophie Chang, Ann Li e Kayla Day. Também avançaram nomes como a australiana Destanee Aiava, a polonesa Magdalena Frech, a ucraniana Lesia Tsurenko e as japonesas Nao Hibino e Mai Hontama.