Brasília (DF) - Um dia depois de divulgar uma foto em que aparece diante do Congresso Nacional, em Brasília, enquanto ocorriam manifestações de teor golpista em Brasília, o tenista de 22 anos Gilbert Klier Junior, 609º do ranking da ATP, voltou às redes sociais para pedir desculpas por participar de atos com pautas antidemocráticas e anticonstucionais.
"Lamentavelmente fiz um registro de um ato que não compactuo. Peço desculpas àqueles que me interpretaram de forma a apoiar algo lamentável. Eu não imaginava os desdobramentos do que se passaria ali".
"Tão logo tomei conhecimento que se tratava de ato criminoso de depredação de prédios públicos e tentativa golpista contra a democracia brasileira, fiz questão de retirar as imagens do meu perfil", acrescentou o tenista nascido em Brasília. "Quero voltar o quanto antes às minhas atividades profissionais e competir pelo meu país que tanto me orgulha".
Atos foram marcados por violência e dano ao patrimônio histórico
Os atos realizados no último domingo motivados por extremistas bolsonaristas que não aceitaram o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, realizadas em 30 de outubro, e que pediam pautas como golpe militar e fechamento do Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF).
As manifestações tiveram caráter violento com danos ao patrimônio público e depredação dos prédios históricos na Praça dos Três Poderes (o Palácio do Planalto, o Congresso e também a sede do STF), destruição de obras de arte, entre outros danos.
Autoridades da Justiça e do Governo Federal classificaram os atos como terroristas. Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, 209 pessoas foram presas em flagrante e cerca de 1.200 foram levadas para serem ouvidas.
Klier está atualmente suspenso do circuito
O tenista está afastado provisoriamente das competições do circuito profissional desde 24 de junho do ano passado, quando a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou que ele testou positivo em um exame antidoping para a substância anabolizante SARM-22. Ainda não foi informado qual será o período da suspensão que ele terá que cumprir.