Notícias | Dia a dia
De Minaur busca a virada é finalista em Milão
09/11/2018 às 18h15

De Minaur foi premiado nesta sexta como o Novato do Ano

Foto: Divulgação

Milão (Itália) - Depois de passar invicto pela fase de grupos do Next Gen ATP Finals e perder apenas um dos dez sets que disputou entre terça e quinta-feira, Alex de Minaur foi exigido nesta sexta-feira, mas conseguiu a quarta vitória seguida em Milão. O australiano de 19 anos e número 31 do mundo buscou a virada conta o espanhol Jaume Munar, 76º colocado, por 3/4, 4/1, 4/1, 3/4 (4-7) e 4/2 em 2h de partida.

O resultado garante De Minaur na segunda edição do evento italiano. Segundo cabeça de chave, ele pode enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas ou o russo Andrey Rublev. O australiano perdeu recentemente para Tsitsipas, número 15 do mundo, pelo ATP 500 de Tóquio, além de ter uma vitória em três jogos por torneios menores. Diante de Rublev, 68º colocado, De Minaur venceu os dois embates anteriores.

Premiado pela ATP nesta sexta-feira como o Novato do Ano, De Minaur iniciou a temporada no 208º lugar do ranking e aparece atualmente com a melhor marca da carreira. Ainda em busca de seu primeiro título pela elite do circuito. Ele já disputou as finais do ATP 250 de Sydney e do ATP 500 de Washington e venceu um challenger na grama inglesa de Nottingham.

No duelo entre dois jogadores muito firmes do fundo de quadra e que apresentavam boas opções defensivas nos ralis, Munar ameaçou o saque do adversário no quarto game, mas o australiano conseguiu evitar a quebra. O tiebreak foi de altos e baixos, mas o espanhol conseguiu vencer três pontos nas devoluções e conseguiu definir a parcial.

A reação de De Minaur foi imediata, com uma quebra logo no início do segundo set e liderança por 3/0. O australiano não teve o serviço ameaçado durante a parcial, embora os games tenham sido longos e equilibrados. No terceiro set, De Minaur só perdeu três pontos nos games de serviço e conseguiu duas novas quebras.

O quarto set já se encaminhava para um tiebreak após cada um perder duas chances de quebra. Quando vencia por 3/2, o australiano pressionou o saque do espanhol e conseguiu um 0-40. Munar foi à rede em duas oportunidades e viu as tentativas de passada do adversário saírem por muito pouco. O espanhol escapou dos quatro match points que enfrentou e forçou o game-desempate. O tiebreak foi disputado em altíssimo nível e Munar venceu duas grandes disputas na rede que levantaram a torcida.

A perda de várias oportunidades de fechar o jogo não intimidou De Minaur, que conseguiu uma quebra logo de cara no quinto set. Novamente, o australiano não enfrentou break points em uma parcial e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. O espanhol chegou a salvar um match point no saque, mas não evitou a derrota. De Minaur liderou nos winners por 43 a 19 e terminou o jogo com 20 erros contra 24 do espanhol.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis