Melbourne (Austrália) - Nesta quinta-feira foi sorteada a chave do Australian Open e a paulista Beatriz Haddad Maia conheceu seu caminho na competição. Cabeça de chave 14, ela abrirá campanha contra a espanhola Nuria Parrizas, atual 77 do mundo. As duas já se enfrentaram três vezes no circuito, Bia perdeu as duas primeiras, ambas em 2021, mas venceu a última, ano passado em Miami.
Passando pela primeira rodada, a canhota paulista enfrentará a vencedora do duelo entre a norte-americana Sloane Stephens e a russa Anastasia Potapova. Se chegar à terceira fase, ela deve encarar a russa Liudmila Samsonova, 18ª favorita, mas pode também enfrentar a croata Donna Vekic ou até a italiana Jasmine Paolini.
+ Veja como ficou a chave feminina do Australian Open
Obstáculo de peso mesmo será um eventual cruzamento com a tunisiana Ons Jabeur nas oitavas de final. A atual número 2 do mundo inicia sua campanha contra a eslovena Tamara Zidansek, depois pega quem passar do duelo entre a norte-americana Alison Riske e a tcheca Marketa Vondrousova e na terceira rodada tem tudo para ser desafiada pela estoniana Kaia Kanepi.
A vencedora dessa parte da chave chegará às quartas de final e deve medir forças com a bielorrussa Aryna Sabalenka ou com a suíça Belinda Bencic, principais favoritas na outra parte do quadrante. Outros nomes que correm por fora são o da italiana Martina Trevisan, da belga Elise Mertens, da espanhola Garbiñe Muguruza e da italiana Camila Giorgi.
Bia e Jabeur ficaram na parte de baixo na chave, onde também estão a russa Daria Kasatkina, a tcheca Karolina Pliskova, a chinesa Shuai Zhang, a russa Veronika Kudermetova, a estoniana Anett Kontaveit, a russa Ekaterina Alexandrova e a francesa Caroline Garcia, com que a paulista e a tunisiana só cruzam em uma eventual semifinal.