Auckland (Nova Zelândia) - Primeiro, ele ficou um set atrás. Depois, viu o adversário abrir 4/1 na série decisiva. Mas o veterano Richard Gasquet reuniu forças para tirar o máximo de seu backhand espetacular e buscar voleios decisivos para derrubar o número 12 do mundo Cameron Norrie na final do ATP 250 de Auckland. Após batalha de 2h26, ele marcou 4/6, 6/4 e 6/4.
Este foi o 16º troféu de nível ATP para Gasquet, o primeiro desde junho de 2018. Nesse período, perdeu duas decisões disputadas, uma delas no ano passado no saibro de Umag. O ex-top 10 recupera 25 posições e será o 42º do mundo na lista de segunda-feira. De quebra, é o tenista de maior idade a vencer o torneio em 66 anos de história.
Norrie por sua vez sai frustrado por não conseguir vencer 'em casa' pela segunda tentativa. O canhoto de 27 anos nasceu na África do Sul mas foi criado na Nova Zelândia, antes de treinar e estudar nos Estados Unidos. Ele também perdeu a final de Auckland de 2019, então sua primeira de nível ATP.
Final bem disputada
Norrie fazia um primeiro set muito consistente, usando os golpes de base para mudar de direção com frequência, e se virava bem diante da potência e precisão do espetacular backhand do francês. Mas o britânico falhou quando teve saque com 5/3 e poderia ter se complicado, mas devolução com qualidade no 10º game.
Gasquet não se abalou. Voltou para o segundo set com um saque firme, com o qual venceu 13 de 14 pontos disputados. Aproveitou um momento de queda de Norrie para quebrar no quinto game e foi muito firme até fechar o set, incluindo excelentes passagens junto à rede.
Mas o esforço começou a deixar Gasquet mais lento e Norrie jogou de forma inteligente no começo do terceiro set, fazendo o adversário se mexer muito. Fez 3/0 e 4/1 com muita autoridade e parecia caminhar para a vitória. Mas o francês jamais desistiu. Obteve quebra quando forçou Norrie a erros da base e aí ganhou energia extra, fazendo lances notáveis até mesmo com o forehand. Tirou outro serviço para fazer 5/4 e não pensou muito para decidir o jogo junto à rede.