Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal não acredita em nova era tão dominante
15/01/2023 às 10h58
Diego Diegues
Especial para TenisBrasil

Melbourne (Austrália) - A duradoura geração do ‘Big Four’ parece estar com os dias contados. Após a aposentadoria do suíço Roger Federer e com o espanhol Rafael Nadal (36), o britânico Andy Murray e o sérvio Novak Djokovic (ambos com 35 anos) todos nos últimos estágios de suas carreiras, o tênis está entrando em uma nova era.

Em entrevista coletiva realizada antes do início do Australian Open, o atual campeão do torneio comentou sobre o futuro do esporte, já emitindo um choque de realidade para a nova geração que está por vir. Nadal disse que “certamente” não haverá um ou dois jogadores que irão dominar o circuito nos próximos anos.

"Quero dizer, provavelmente porque (houve) três jogadores que conseguiram tanto, perdemos um pouco de perspectiva o quão difícil é tudo isso, não”, afirmou o espanhol. “Estamos aqui jogando tênis aos 36 anos e você precisa ter uma carreira muito, muito longa. As lesões estão lá. Não falo sobre o nível do tênis, porque isso é provavelmente uma coisa que você pode ter, mas há muitos fatos diferentes na vida que podem acontecer que dificultam essa situação ou esses resultados”, completou.

Nadal elogiou os tenistas da nova geração, e acredita que alguns deles irão ganhar torneios e até mesmo Grand Slams, porém afirmou ser difícil igualar ou até mesmo bater os recordes de majors conquistados por ele (22), Djokovic (21) e Federer (20). “Eles são super bons, vão ter uma carreira incrível. E não há dúvida sobre o potencial que têm. Mas colocar pressão sobre seus ombros para alcançar esse tipo de número, eu não acho justo”, disse o espanhol.

O tema aposentadoria de Nadal e o fim do Big 4 foi muito debatido na famosa media day, realizada com os tenistas no final de semana, antes do início do torneio. O australiano, Alex de Minaur disse que os resultados no ano passado demonstraram que novos jogadores estão em ascensão. “Acho que há um tipo muito interessante de era do tênis chegando com muitas chances e oportunidades para todos nós tenistas", afirmou.

Comentários