Melbourne (Austrália) - Conforme o esperado, o jovem britânico Jack Draper foi um rival complicado para o espanhol Rafael Nadal na primeira rodada do Australian Open. Ele fez uma firme partida e deu bastante trabalho ao atual campeão do torneio, mas não resistiu e acabou superado com o placar final de 7/5, 2/6, 6/4 e 6/1, após 3h43 de confronto.
O próximo adversário no caminho de Rafa será o norte-americano Mackenzie McDonald, que sofreu ainda mais para passar pela primeira rodada, vencendo o compatriota Brandon Nakashima em uma batalha de cinco sets, três tiebreaks e 4h09 de duração, com o parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-1), 1/6, 6/7 (10-12) e 6/4. Os dois se enfrentaram uma vez antes no circuito, com vitória do espanhol na segunda rodada de Roland Garros em 2020.
Nadal começou jogando muito bem e fez um primeiro set interessante. Com 15 winners e apenas 10 erros, o espanhol estava afiado com o saque, acertou 73% dos primeiros serviços em quadra e venceu 83% dos pontos quando colocava a bola em jogo. Este desempenho fez com que Draper não tivesse uma chance sequer de quebra, enquanto o espanhol aproveitou um dos dois break-points que teve.
El primer quiebre del partido...
En el momento más oportuno para @RafaelNadal 😏@AustralianOpen | #AO2023 pic.twitter.com/3keDjHvQAI— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) January 16, 2023
Só que a consistência de Rafa e o desempenho com o saque não se mantiveram no mesmo patamar no restante da partida, principalmente no segundo set, em que a queda foi acentuada. Com apenas 7 bolas vencedoras e o dobro de erros não forçados, ele venceu apenas 52% dos pontos com o saque, foi dominado nos games iniciais e por pouco não levou um ‘pneu’. Draper chegou a ter dois break-point com o espanhol sacando em 0/4, mas Nadal se salvou e evitou um placar mais elástico.
Depois da queda de rendimento e do susto na parcial anterior, o canhoto de Mallorca se reencontrou em quadra, mas não voltou ao nível do começo. Isso foi o suficiente para deixar o jogo parelho e largar na frente no terceiro set, com uma quebra no quarto game. O jovem britânico sentiu um problema na coxa antes de perder o saque, depois pediu atendimento e voltou melhor, conseguindo devolver o break para empatar por 4/4. Só que na reta final, Nadal pressionou e bateu o saque do rival uma vez mais para fazer 2 a 1.
O físico acabou ditando o resultado no quarto set, com Draper voltando a sofrer para se movimentar. O britânico até abriu a parcial com quebra no primeiro game, mas depois perdeu os seis games seguintes e acabou eliminado por Nadal, que fechou o jogo com 41 winners e 46 erros não forçados, enquanto o oponente teve 35 winners e 45 erros não forçados.
VAMOS 🇪🇸@RafaelNadal defeats Jack Draper 7-5 2-6 6-4 6-1 to advance to R2 💪@AustralianOpen | #AusOpen
— ATP Tour (@atptour) January 16, 2023
pic.twitter.com/xOuPKZzSKb