Melbourne (Austrália) - Depois de conseguir uma vaga como lucky-loser na chave principal do Australian Open, Laura Pigossi foi eliminada na estreia. A número 2 do Brasil e 112ª do mundo foi superada pela norte-americana Caty McNally, 94ª do ranking, por 7/5 e 6/1.
O primeiro set foi equilibrado, e com as sacadoras enfrentando dificuldades em seus games de serviço. Ao todo, a parcial teve sete quebras, 4 a 3 para McNally, com direito a cinco seguidas entre elas. Mais agressiva em quadra, a norte-americana buscava a definição dos pontos com maior frequência, fez 11 a 7 nos winners, e cometeu 23 erros contra 21.
McNally teve maior controle da partida no segundo set, apesar de ainda ter enfrentado mais quatro break-points. Pigossi seguia com dificuldades para confirmar o serviço, e ainda sofreu com algumas variações de ritmo de sua adversária, que apostava em bolas curtas e subidas à rede para conseguir três novas quebras e chegar à vitória.
Esta foi a segunda participação de Laura Pigossi em uma chave principal de Grand Slam. No ano passado, ela havia atuado entrado diretamente em Wimbledon e também foi superada na estreia. Além disso, o Brasil tem duas tenistas na chave de simples na Austrália pela primeira vez. Número 1 do país, Beatriz Haddad Maia estreia nesta terça contra a espanhola Nuria Parrizas Diaz.
Por ter avançado duas rodadas no quali e ter disputado a chave principal, a paulista de 28 anos recebe 30 pontos no ranking e um prêmio em dinheiro de 106.250 dólares australianos. Seu próximo compromisso deverá ser um torneio da série 125 da WTA, a ser disputado em Cali, na Colômbia, no fim do mês.
Algoz de Pigossi nesta segunda-feira, McNally é também parceira de duplas de Luísa Stefani neste Australian Open. A norte-americana de 21 anos agora enfrenta a ucraniana Kateryna Baindl, que derrotou a russa Kamilla Rakhimova por 7/5, 6/7 (8-10) e 6/1.