Notícias | Dia a dia | Australian Open
'Mais do que uma jogadora de saibro', avisa Swiatek
16/01/2023 às 11h16

Melbourne (Austrália) – Dona de oito troféus em 2022, Iga Swiatek conquistou cinco deles sobre quadra dura, incluindo o título US Open. Antes vista como uma especialista em saibro, a polonesa número 1 do mundo disse ter se incomodado com o rótulo e que vem trabalhando para melhorar seu jogo nos pisos mais velozes. Na entrevista coletiva após a estreia no Australian Open, nesta segunda-feira, ela falou sobre o assunto e avaliou seu desempenho na difícil vitória contra Jule Niemeir, em partida com duas horas de duração.

“No começo do ano passado eu não tinha tanta confiança que poderia ganhar grandes títulos em quadra dura, até porque todos os torneios que ganhei aconteceram na última temporada. Também, antes a mídia meio que me descrevia como uma jogadora de saibro e talvez isso tenha me incomodado um pouco. Mas estou trabalhando com Tomasz [Wiktorowski, seu treinador] e senti que posso ser mais agressiva nos pisos duros, não preciso ser uma tenista de linha de base. Usei isso em minhas partidas e os resultados mostram que estou indo na direção certa”, pontuou.

Sobre a vitória por 6/4 e 7/5 na estreia em Melbourne, Iga destacou a importância de começar o torneio com um resultado positivo contra uma adversária que já havia lhe complicado no US Open em jogo de três sets. “Estou feliz por ter conseguido voltar no segundo set e devolver a quebra. Esse foi um momento importante, com certeza. Mas ainda é o começo da temporada, a primeira partida do primeiro Grand Slam, Jule não é uma adversária fácil, então estou contente por ter vencido.”

Um dos momentos de maior dificuldade para a polonesa aconteceu no segundo set, no qual ela teve o serviço quebrado logo no primeiro game e chegou a estar perdendo por 5/3, antes de reagir e virar para 7/5, fechando a partida. Segundo ela, foi preciso aumentar a intensidade para reverter o placar.

“Eu sabia que poderia aumentar meu foco e a intensidade um pouco mais, então eu fiz isso. Agora meu objetivo para as próximas partidas é não entrar nessas situações e não começar o set perdendo o saque. Isso me mostra que eu não tenho que me sentir 100% perfeita para vencer uma partida. Eu tenho algumas habilidades e uso outras opções quando algo não está funcionando”, avaliou.

Comentários