Notícias | Dia a dia | Australian Open
Stosur joga último AO e quer seguir trabalhando no tênis
16/01/2023 às 13h07

O Australian Open vai marcar o fim da carreira profissional da ex-top 5

Foto: Jimmie48/WTA

Melbourne (Austrália) - O Australian Open de 2023 irá marcar o fim da vitoriosa carreira profissional de Samantha Stosur. Um ano depois de disputar seu último torneio em simples para se dedicar exclusivamente às competições de duplas, a experiente jogadora de 38 anos volta a Melbourne para fazer sua despedida do circuito. Stosur foi top 5 em simples e número no ranking 1 das especialistas em duplas.

"Sempre soube que seria uma decisão difícil. Como eu disse no ano passado, quando parei de jogar simples, sempre quis encerrar a carreira aqui na Austrália", disse Stosur em entrevista coletiva no último domingo em Melbourne. "Um ano atrás, eu ainda não estava pronta para terminar tudo. Então, continuei jogando duplas no ano passado. Parecia certo encerrar a carreira aqui, meu Grand Slam em casa, onde obviamente tenho um grande apoio dos amigos e da família. Certamente foi uma decisão difícil, mas acho que foi a certa.

Stosur jogará ao lado da francesa Alizé Cornet, e elas estreiam contra a taiwanesa Hao-Ching Chan e a chinesa Zhaoxuan Yang. Após o torneio, a australiana garante que quer continuar trabalhando com tênis. "Quero ficar no tênis. Toda a minha vida é aqui. Eu não poderia imaginar ficar longe do NTC (National Tennis Center). Eu ainda adoraria estar envolvida de alguma forma, mas ainda tenho que descobrir exatamente o que vai ser".

"Sou muito apaixonada por esses esporte para simplesmente ir embora. Vou encontrar algo no tênis para fazer, com certeza. Mas também vou aproveitar um pouco da vida doméstica e vou ficar em casa com um pouco mais de frequência do que consegui ao longo dos anos. Seja o que for, estou ansiosa por esta próxima fase, com certeza", comenta a tenista, que é mãe de uma menina de dois anos, Genevieve.

O principal feito da carreira de simples de Stosur foi o título do US Open em 2011, e ela também havia disputado a final de Roland Garros no ano anterior. Vencedora de 9 títulos da WTA em simples e mais 28 nas duplas, a australiana foi perguntada sobre as melhores lembranças da carreira. "É muito difícil falar algo diferente de vencer o US Open em simples. Isso é obviamente o auge do que qualquer jogador quer fazer, ganhar um Grand Slam. Certamente era um sonho meu conseguir isso, e eu consegui. Esse é um momento que nunca vou esquecer".

"Mas também tem muitas outras partidas e momentos em torneios menores que se destacam. Como foi no primeiro título de WTA em simples em Osaka. Momentos como esse obviamente ficam um pouco ofuscados ao vencer um Grand Slam. Mas todos passos são importantes ao longo do caminho. Eu tenho ótimas lembranças de torneios menores e de todas as fases da minha carreira. É realmente difícil escolher um", acrescentou a tenista, que tem um título de duplas no Australian Open, ao lado de Shuai Zhang em 2019.

Stosur também avaliou o momento do tênis feminino australiano, especialmente após o fim da carreira da ex-número 1 Ashleigh Barty, e com duas jogadoras importantes, Ajla Tomljanovic e Daria Saville lesionadas. "É uma pena que a Ajla e a Dasha estejam fora do torneio. Há todo um grupo de garotas que estão se esforçando para tentar entrar no top 100. Elas são ótimas pessoas e boas jogadoras, que estão tentando se solidificar entre as cem primeiras. Tenho certeza que elas vão chegar lá um dia. Elas só precisam superar o próximo pequeno obstáculo. Muitas chegam perto, por volta de 110 ou 130, mas desistiram. Eu acho que o sucesso impulsiona o sucesso. Basta a primeira passar pelo próximo ponto que veremos mais chegando".

Comentários