Notícias | Dia a dia
ATP lança sua Davis com pontos e apoio de Djoko
15/11/2018 às 11h36

ATP mostrou também a logomarca do evento

Foto: ATP

Londres (Inglaterra) - Conforme prometia, a ATP lançou nesta quinta-feira a sua versão da Copa Davis. O torneio será chamado ATP Cup e terá primeira edição em janeiro de 2020 como preparativo para o Australian Open, com intenção de reunir 24 países, sendo disputada ao longo de 10 dias em três diferentes cidades australianas.

Novak Djokovic, presidente do Conselho de Jogadores e número 1 do ranking, se juntou a Chris Kermode, presidente executivo da ATP, e Craig Tiley, principal dirigente a Tennis Australia, na entrevista que deu detalhes do novo torneio, que distribuirá a premiação total de US$ 15 milhões e ainda dará 750 pontos no ranking internacional aos campeões.

A ATP Cup marca o renascimento do torneio por equipes da entidade, que se realizou entre as temporadas de 1978 e 2012 em Dusseldorf e era então um preparativo para Roland Garros.

"Me agrada que o torneio seja propriedade dos jogadores, oferecendo pontos para o ranking, então será a melhor forma de começar a temporada", afirmou Djokovic. "Jogamos 90% do tempo de forma individual, não temos muitos torneios por equipe. Será um orgulho representar a Sérvia".

O presidente da ATP não perdeu a chance de cutucar a Federação Internacional, que tenta renovar a Copa Davis com uma fórmula que tem recebido muitas críticas. "Esta me parece uma estratégia perfeita de inovação. Tivemos extensivas discussões com os jogadores e achamos uma ótima forma de começar a temporada. A primeira semana é quando os tenistas querem jogar".

Os 24 países participantes serão divididos em seis grupos com quatro times cada um. Os oito mais bem pontuados avançam para a fase eliminatória. Cada país poderá chamar cinco jogadores, com os confrontos envolvendo duas simples e uma dupla. O critério para selecionar os 24 países será a classificação do jogador mais bem posicionado no ranking de cada nação. As cidades sedes ainda serão definidas.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis