Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Federer precisa de 5 games para ir à semifinal
15/11/2018 às 14h02

Federer só ficará em primeiro do grupo se ganhar de Anderson

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O suíço Roger Federer está muito perto de mais uma presença na semifinal do ATP Finals. Com a fácil vitória do austríaco Dominic Thiem sobre o japonês Kei Nishikori, sua chance de classificação aumentou muito e ele agora precisa ganhar apenas cinco games do sul-africano Kevin Anderson para seguir em frente.

A conta é simples. Thiem está com uma vitória, 2 sets vencidos e 4 perdidos e saldo de 26-30 nos games disputados. Em caso de derrota em dois sets, Federer também ficaria com uma vitória, 2 sets vencidos e 4 perdidos e 30 games negativos. Como ele já marcou 21 no torneio, precisa de mais 5 para empatar com Thiem e levar vantagem no confronto direto. Nishikori alcançaria o tríplice empate, mas fica de fora no 'game average' porque ficou com 18-33.

Existe apenas um cenário em que cinco games não são suficientes para o suíço. Caso um dos sets esteja empatado por 5/5, Federer precisaria vencer mais um game na partida. Isso significa que uma eventual vitória de Anderson por 7/5 e 6/0 classificaria Thiem, já que Federer teria 26 games vencidos e 31 perdidos, um a mais que o austríaco. 

As possibilidades do grupo Lleyton Hewitt ficam resumidamente assim:
- Se Federer ganhar, suíço será primeiro e Anderson, o segundo do grupo
- Se Federer tirar um set ao menos, Anderson será primeiro e o suíço entra em segundo
- Se Anderson vencer por 2 a 0, ele fica em primeiro e o segundo lugar será decidido no 'game average' entre Federer e Thiem. Suíço precisa ganhar cinco games.

Comentários