Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Zverev se classifica e desafia Federer na semi
16/11/2018 às 13h39

Zverev fica com o segundo lugar no Grupo Guga Kuerten em Londres

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Em sua segunda aparição no ATP Finals, Alexander Zverev consegue pela primeira vez a classificação para as semifinais em Londres. O jovem alemão de 21 anos e número 5 do mundo aproveitou o fato de depender apenas de seus próprios resultados nesta sexta-feira e venceu o décimo colocado norte-americano John Isner por 7/6 (7-5) e 6/3 em 1h21 de partida.

A vitória faz com que Zverev assegure o segundo lugar no Grupo Guga Kuerten. O alemão tem duas vitórias e uma derrota na semana, com quatro sets vencidos e dois perdidos. Marin Cilic, com uma vitória e uma derrota, já perdeu três set e ficaria no máximo com 4-3 em caso de um empate triplo em número de vitórias entre ele, Zverev e o líder da chave Novak Djokovic. O resultado desta sexta-feira também impede que o sérvio perca o primeiro lugar do grupo.

Com a classificação de Zverev, ficam definidos os quatro semifinalistas em Londres. O alemão irá enfrentar Roger Federer a partir do meio-dia (de Brasília) deste sábado. O suíço lidera o retrospecto por 3 a 2, mas eles não se enfrentam desde a fase de grupos do Finals do ano passado. Já Djokovic terá o sul-africano Kevin Anderson, contra quem tem sete vitórias e apenas uma derrota.

Como era esperado, o encontro entre dois grandes sacadores foi definido por margens mínimas. O set inicial durou 49 minutos e teve apenas uma oportunidade de quebra. Isner vencia por 6/5 quando encaixou um winner de devolução e um ótimo forehand para chegar ao break point, mas Zverev escapou da quebra com um ace e manteve o saque para forçar o tiebreak.

Os sacadores dominavam o game-desempate até igualdade por 4/4, quando Isner jogou um forehand para fora em ponto disputado em seu saque. O norte-americano respondeu de imediato, com ótima devolução. Mas Zverev conseuguiu vencer os dois pontos seguintes, primeiro explorando uma subida do adversário à rede e depois contando com mais um erro de forehand do norte-americano. Enquanto a estatística de winners da parcial era de 16 a 13 para Isner, Zverev cometeu apenas seis erros contra 14 do rival.

Após o término do primeiro set, Isner já não tinha mais chances de classificação no Finals. A inevitável eliminação abalou um pouco a confiança do norte-americano, que só conseguiu vencer cinco pontos no saque do alemão. Sem enfrentar break points, bastou a Zverev esperar por suas oportunidades e aproveitar a chance de quebra que teve no oitavo game da parcial.

Comentários