Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal não joga bem, sente lesão e cai em sets diretos
18/01/2023 às 03h30

Melbourne (Austrália) - Terminou mais cedo a campanha do espanhol Rafael Nadal no Australian Open. O atual campeão do torneio se despediu ainda na segunda rodada em duelo contra o norte-americano Mackenzie McDonald, que venceu os dois primeiros sets com autoridade, depois viu o número 2 do mundo sentir lesão e seguir em quadra até ser superado em 2h26 de confronto, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/5.

Passando pela segunda rodada apenas pela segunda vez em Melbourne, o norte-americano de 27 anos e atual 65 do mundo tenta igualar sua melhor campanha no torneio, que aconteceu em 2021 ao atingir as oitavas de final. Para fazer isso, ele precisa superar o vencedor da partida entre o japonês Yoshihito Nishioka e o quali tcheco Dalibor Svrcina.

Nadal não fez um jogo bom mesmo antes de acusar o problema físico. Jogou com bolas muito curtas e não incomodou tanto o norte-americano. O saque do espanhol não o ajudou, principalmente nos dois primeiros sets, vencendo 57% dos pontos disputados contra 66% de McDonald. Ele até levou a melhor nas bolas vencedoras (42 a 41), mas cometeu bem mais erros não forçados (30 a 22).

A partida não começou nada favorável para Nadal, que logo no primeiro game acabou sendo quebrado e demorou para se encontrar em quadra. Ele chegou a perder o saque uma vez mais, no quinto game, mas conseguiu diminuir o prejuízo logo em seguida com um break para cima de McDonald. Aí subiu de nível, chegou a ter bola para empatar no 10º game, mas o norte-americano jogou com firmeza.

Depois de melhorar na reta final da parcial inicial, Rafa voltou lento para a segunda e novamente amargou uma quebra logo de cara, desta vez de zero. O espanhol salvou um break-point no terceiro e devolveu o break no quarto, chegando a fazer 3/2, quando liderou pela primeira vez o placar na partida. Contudo, oscilou de novo e sofreu uma quebra no sétimo game.

Quando tudo já parecia bem ruim para o canhoto de Mallorca, com um set e uma quebra de desvantagem, no oitavo game a situação se complicou ainda mais, com Nadal sentindo um problema na região entre o quadril esquerdo e a virilha, que o levou a pedir atendimento médico logo que McDonald fechou o game e fez 5/3. Ele até voltou um pouco melhor, mas sem condições de se recuperar.

No terceiro set, ficou evidente que Nadal estava limitado fisicamente, tanto que ele mudou radicalmente a forma de atuar, foi bem mais para o risco e buscou encurtar ao máximo os pontos. Isso esfriou um pouco a partida e principalmente influiu no desempenho de McDonald, que teve dificuldade em aproveitar a situação e só foi quebrar no 11º e penúltimo game.

Comentários