Melbourne (Austrália) – A contusão de Rafael Nadal, atual campeão, na derrota para o americano Mackenzie McDonald na segunda rodada foi a nota triste desta quarta-feira no Aberto da Austrália.
Mesmo sentindo o problema físico no quadril esquerdo, o espanhol não quis abandonar o jogo e continuou lutando até o final da partida, por respeito à torcida e ao adversário. Depois do primeiro sinal de problemas, quando parou desajeitadamente depois de acertar um backhand cruzado, Rafa continuou dando sinais do desconforto. Ele chegou a se agachar por um momento ao lado da quadra, claramente em agonia, e depois de mais alguns pontos pediu um tempo médico.
A TV mostrou o box de Nadal onde Xisca, sua esposa, estava em lágrimas e Carlos Moyá, preocupado. Não era para menos, pois o ex-número 1 do mundo tem um histórico de problemas no quadril e na cabeça de todos fica a dúvida sobre se Nadal vai poder continuar a sua carreira por mais um tempo.
👀😢 TEAM @RafaelNadal reacts to (possible HIP) injury scare
🎾 #AusOpen 🔛 #AO2023 pic.twitter.com/MwXTEzQQyy— TRAVEL&Sports (@travel__Sports) January 18, 2023
“Tive que fazer tratamentos no passado. Não era essa quantidade de problema. Agora sinto que não posso me mover. É difícil saber se é músculo, se é articulação, se é cartilagem.” Nadal explicou depois que estava “mentalmente destruído” por este último revés.
“Espero muito que não me tire muito tempo das quadras, porque depois fica difícil fazer toda a recuperação de novo. É toda a quantidade de trabalho que você precisa fazer para voltar a um nível decente. Passei por esse processo muitas vezes na minha carreira e estou pronto para continuar, acho, mas não é fácil, sem dúvida.”
Do ponto de vista dos organizadores, a saída antecipada de Nadal é mais um duro golpe para um evento que já perdeu várias estrelas.
"... I just wanted to finish the match."
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2023
Brave to the very end, Rafa never gave in.#AusOpen • #AO2023