Notícias | Dia a dia | Australian Open
Brooksby surpreende Ruud em grande dia dos EUA
19/01/2023 às 03h23

Melbourne (Austrália) - A rodada desta quinta-feira não poderia começar melhor para os norte-americanos na chave masculina do Australian Open, contando com quatro vitórias em quatro jogos. Entre elas, a de maior destaque foi a de Jenson Brooksby, que surpreendeu o norueguês Casper Ruud com parciais de 6/3, 7/5, 6/7 (4-7) e 6/2, em 3h56 de duelo.

Cabeça de chave número 2, Ruud se junta ao espanhol Rafael Nadal entre os eliminados precocemente. Os dois principais favoritos não caíam tão cedo juntos em Melbourne desde 2002, com Gustavo Kuerten e Lleyton Hewitt. O norueguês não tem grande histórico na competição e em sua quarta aparição só passou da segunda rodada uma vez.

Grande zebra do dia até então, Brooksby bateu um top 5 apenas pela segunda vez e agora está a uma vitória de igualar sua melhor campanha em Grand Slam, tendo alcançado as oitavas do US Open de 2021. Para fazer isso ele terá que superar o compatriota Tommy Paul, outro norte-americano que eliminou um favorito no começo da jornada de quarta.

Paul travou uma batalha de 3h52 com o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 30º pré-classificado, vencendo em cinco sets, com o placar final de 6/2, 2/6, 6/7 (4-7), 6/3 e 6/4. Ele leva vantagem no histórico contra Brooksby, batendo o conterrâneo na única vez que se cruzaram, ano passado no Masters 1000 de Cincinnati.

Ampliando a lista de norte-americanos algozes de cabeças de chave aparece J.J. Wolf, que desafiou o argentino Diego Schwartzman, 23º favorito, e venceu em sets diretos com o placar final de 6/1, 6/4 e 6/4. Na terceira rodada, ele pode encarar mais um tenista dos EUA, o lucky-loser Michael Mmoh, ou o alemão Alexander Zverev, 12º mais bem cotado em Melbourne.

Também passou pela segunda rodada o norte-americano Ben Shelton, que derrubou o chileno Nicolas Jarry, vindo do qualificatório, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3), 7/6 (7-3) e 7/5. Ele pode fazer duelo de compatriotas com Taylor Fritz na próxima fase, mas para isso o oitavo favorito precisará confirmar sua condição diante do convidado da casa Alexei Popyrin.

Comentários