O tenista de melhor ranking de duplas no Brasil, Rafael Matos e o seu parceiro espanhol David Vega Hernandez não confirmaram o favoritismo e acabaram sendo eliminados na estreia do Australian Open pelo monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zielinski. Após uma partida decidida nos detalhes, Matos falou a TenisBrasil que os adversários foram mais eficientes nos pontos decisivos.
O gaúcho fez uma análise sobre a derrota ainda na primeira rodada. "Sabíamos que seria um jogo duro. Eles gostam um pouco mais da quadra rápida do que a gente. Acredito que o jogo foi definido nos detalhes, principalmente porque devolveram melhor que nós e colocaram mais pressão no nosso saque”, disse Matos após a derrota por 6/7 (4-7), 6/4 e 6/4.
Em quatro confrontos diretos contra Nys e Zielinski, a parceria do brasileiro venceu duas e perdeu duas. Matos tentou explicar o mais recente revés. "Na média de games eles quebraram duas e a gente uma. No fim, mérito deles que conseguiram jogar melhor que a gente nos pontos mais importantes”, destacou o tenista de número 29 no ranking mundial de duplas.
No segundo set da partida, Matos e Vega tiveram uma chance de devolver a quebra, quando perdiam por 4/5 e tiveram um 0-40. Mas o polonês Jan Zielinski acabou jogando muito bem e sendo bastante agressivo no saque. “Jogamos bem os oito pontos, mas ele conseguiram confirmar o serviço", lamentou o canhoto de 27 anos.
Matos agora concentra esforços na chave de duplas mistas, ao lado da compatriota Luísa Stefani. Os brasileiros enfrentam na estreia a dupla de chineses, Xinyun Han e Zhizhen Zhang. "Acho que temos uma conexão muito boa, porque somos muito calmos dentro de quadra”, disse o duplista, que já atuou ao lado de Stefani durante a United Cup na virada do ano.
Segundo o tenista gaúcho, é difícil criar uma expectativa nas competições de duplas mistas por serem imprevisíveis. Entretanto, o bom relacionamento com Stefani fora de quadra pode levar os brasileiros ao sonhado título. "Não dá para saber muito o que vai acontecer, então a comunicação constante com a Luísa pode ser um fator determinante para nós”.
'Situação fora do meu controle', diz Stefani sobre desistência da parceira
A participação de Luísa Stefani no Australian Open será restrita apenas à chave de duplas mistas com Matos. Ela também atuaria nas duplas femininas em Melbourne, mas a norte-americana Caty McNally, que seria sua parceira, desistiu do torneio por lesão na coxa, uma hora antes da partida da estreia marcada para esta quarta-feira. Elas enfrentariam as australianas Jaimee Fourlis e Astra Sharma.
"Infelizmente minha parceira se retirou. Situação muito dura e fora do meu controle. Bola pra frente. Tenho que continuar de cabeça erguida e levar as boas energias da United Cup e do título de Adelaide da semana passada para a dupla mista com o Matos amanhã. Amo o Australian Open e vou aproveitar esse tempo aqui até o final".