Notícias | Dia a dia | Australian Open
Sinner fecha maior virada da carreira com 'pneu'
20/01/2023 às 01h05

Melbourne (Austrália) - Depois de uma quinta-feira repleta de surpresas na chave masculina do Australian Open, por pouco a rodada de sexta-feira não começou com mais uma. O italiano Jannik Sinner flertou com a eliminação diante do húngaro Marton Fucsovics, mas depois de perder os dois primeiros sets buscou sua maior virada da carreira e fechou a partida com parciais de 4/6, 4/6, 6/1, 6/2 e 6/0, em 3h36 de confronto.

Esta foi a primeira vez que Sinner se recuperou e venceu uma partida depois de perder os dois primeiros sets. O italiano também conseguiu bater Fucsovics pela primeira vez em Grand Slam, tendo perdido os dois duelos anteriores, um deles na primeira rodada de Wimbledon em 2021 e outro na segunda rodada de Melbourne em 2020. Sua única vitória sobre o húngaro veio no ATP 250 de Sófia, três anos atrás.

Nas oitavas de final, o cabeça de chave 15 tem tudo para cruzar com o grego Stefanos Tsitsipas, que para isso precisa confirmar o favoritismo diante do holandês Tallon Griekspoor. Caso o confronto se confirme, será a sexta vez que Sinner e Tsitsipas medirão forças pelo circuito e a vantagem é toda do atual número 4 do mundo, que perdeu apenas uma e venceu as outras quatro.

Sinner se garantiu nas oitavas de final de um Slam pela oitava vez na carreira, igualando Fabio Fognini e Adriano Panatta como o quarto maior italiano. Eles ficam atrás apenas de Matteo Berrettini e Giuseppe Merlo (9), e do recordista absoluto Nicola Pietrangeli (16).

O saque foi um dos fatores que atrapalhou o italiano nos dois primeiros sets, com aproveitamento de 55% no primeiro e 56% no segundo. Ainda assim as parciais foram parelhas e definidas com uma quebra apenas de diferença. Sinner elevou o nível na terceira parcial e venceu 63% dos pontos disputados, ajudando a iniciar a virada.

Além de calibrar o saque, ele passou a erra bem menos. Depois de cometer 18 erros não forçados no primeiro set, 11 no segundo e 13 no terceiro, no quarto foram apenas 6 e no quinto ficou só com 4. Do outro lado, Fucsovics baixou o nível e foi presa fácil, venceu apenas três games desde que abriu 2 a 0 e levou um 'pneu' na última parcial.

Comentários