Notícias | Dia a dia | Australian Open
Azarenka vence de virada e segue na luta pelo tri
20/01/2023 às 06h57

Azarenka é a quinta campeã de Grand Slam a avançar às oitavas de final em Melbourne

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Dez anos depois de ter conquistado o bicampeonato do Australian Open, Victoria Azarenka segue na luta por seu terceiro título em Melbourne. A ex-número 1 do mundo garantiu seu lugar nas oitavas de final depois de vencer a norte-americana Madison Keys, 13ª do ranking e semifinalista no ano passado, por 1/6, 6/2 e 6/1 em 1h40 de partida nesta sexta-feira. Foi a quarta vitória de Azarenka sobre Keys no circuito, e ela segue sem perder para a rival.

Aos 33 anos, Azarenka aparece na 24ª posição do ranking da WTA e já repete a campanha do ano passado na Austrália. Desde as conquistas de 2012 e 2013, a bielorrussa chegou outras duas vezes nas quartas, em 2014 e 2016. Sua próxima rival virá do jogo entre a grega Maria Sakkari, número 6 do mundo, e a chinesa Lin Zhu, 87ª do ranking.

Apesar de Azarenka ser a única campeã do Australian Open ainda restante no torneio, a parte de cima da chave tem cinco campeãs de Grand Slam nas oitavas de final: Iga Swiatek, Elena Rybakina, Barbora Krejcikova e Jelena Ostapenko também seguem na luta pelo título em Melbourne.

Esta foi também a primeira derrota de Madison Keys na temporada, depois de sete vitórias seguidas. Ela havia vencido os cinco jogos que disputou pela United Cup na primeira semana do ano em Sydney, além de passar pelas duas primeiras rodadas em Melbourne. Como ela tinha 780 pontos a defender e manterá apenas 130, perderá no mínimo sete posições e espera pelos resultados de concorrentes diretas para se manter no top 20.

Keys teve amplo domínio no set inicial, ao conseguir três quebras e marcar 14 winers contra apenas 2 de Azarenka. Mas já na parcial seguinte, a norte-americana colocou poucos primeiros serviços em quadra e possibilitou que Azarenka mandasse nos pontos a partir das devoluções. A bielorrussa criou cinco break-points e conseguiu três quebras. A contagem de winners foi mais equilibrada, 6 a 5 para Keys, mas a norte-americana cometeu 14 erros não-forçados contra só seis de Azarenka.

O domínio de Azarenka continuou no terceiro set. Bastante segura no saque, a bicampeã não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Ela também foi mais eficiente nos ralis de fundo, enquanto Keys seguia errando muito e cometeu mais 17 erros. Azarenka abriu 5/0 antes de a rival enfim confirmar o saque, mas a vitória seria definida no game seguinte. Como de costume, Keys terminou o jogo com mais winners, 27 a 10, mas também cometeu muito mais erros, 39 a 18.

Comentários