Notícias | Dia a dia | Australian Open
Korda surpreende e Medvedev sairá do top 10
20/01/2023 às 10h25

Aos 22 anos, Korda chega pela primeira vez às oitavas de final em Melbourne

Foto: ATP

Melbourne (Austrália) - Depois de ter vencido seus dois primeiros jogos no Australian Open sem perder sets, Daniil Medvedev não repetiu o mesmo desempenho nesta sexta-feira e se despediu da competição. Finalista das duas últimas edições, o ex-número 1 do mundo não passou da terceira rodada em Melbourne. Seu algoz foi o norte-americano Sebastian Korda, 31º do ranking, que marcou as parciais de 7/6 (9-7), 6/3 e 7/6 (7-4) em 3h de partida.

Atualmente no oitavo lugar do ranking, Medvedev vai manter apenas 90 dos 1200 pontos que tem a defender. Isso fará com que o russo de 26 anos saia do top 10 do ranking da ATP. Com os resultados de momento na Austrália, ele perde ao menos quatro posições.

Por sua vez, Korda chega pela primeira vez às oitavas em Melbourne aos 22 anos. Na temporada passada, o norte-americano parou na terceira rodada. Como juvenil, foi campeão do Australian Open em 2018. O jovem jogador norte-americano celebra sua quarta vitória contra top 10 na carreira e ainda voltará ao grupo dos 30 melhores do ranking. E a família Korda tem longa relação com a Austrália. O pai, Petr Korda, foi campeão do torneio em 1998, e as filhas mais velhas do tenista, Jessica e Nelly foram campeãs em Melbourne no golfe.

O próximo adversário de Korda em Melbourne será o polonês Hubert Hurkacz, número 11 do mundo, que vem de duas batalhas de cinco sets seguidas, contra o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada e diante do canadense Denis Shapovalov na terceira fase. Hurkacz venceu o único duelo anterior, na final de Delray Beach em 2021.

Logo no primeiro game da partida, Korda conseguiu uma quebra de serviço, depois de criar quatro break-points. E o norte-americano seguia colocando pressão contra os games de saque de Medvedev, criando novas chances de quebra e ampliando o placar para 4/1. Medvedev reagiu na partida e buscou o empate no oitavo game, antes de forçar o tiebreak.

O game-desempate vinha equilibrado e Korda abriu a vantagem mínima de 5-4 e saque, mas fez uma dupla falta. Na sequência, atacou a paralela para chegar ao set-point. Ele cometeu um erro e cedeu o empate mais uma vez, mas aplicou um excelente lob para recuperar à frente. Medvedev salvou mais um set-point em um rali longo. Mas quando perdia por 8-7, o russo sofreu uma devolução muito agressiva e acabou cometendo um erro que custou a perda do set.

Logo no início do segundo set, Korda ampliou a vantagem ao conseguir uma quebra e sair vencendo por 3/0. O jovem norte-americano aproveitava o fato de Medvedev estar muito afastado da linha de base e utilizava muito bem as curtinhas. Ele só enfrentou break-point na parcial e sustentou a vantagem até o fim. Korda também quebrou no início do terceiro set, largou com 2/0 e chegou a liderar por 4/2. Medvedev buscou novamente um empate no oitavo game, mas o jovem tenista dos Estados Unidos dominou o novo tiebreak e chegou à vitória. Muito mais agressivo em quadra, Korda liderou nos winners por 50 a 28 e cometeu 55 erros contra 26.

Comentários