Notícias | Dia a dia | Australian Open
Fruhvirtova vence duelo tcheco e faz oitavas aos 17
21/01/2023 às 06h04

Linda Fruhvirtova disputa apenas seu segundo Grand Slam como profissional

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - No encontro entre duas jogadoras tchecas, Linda Fruhvirtova conseguiu mais uma vitória no Australian Open e chega às oitavas de final logo no segundo Grand Slam que disputa como profissional, aos 17 anos. Fruhvirtova superou neste sábado a canhota Marketa Vondrousova por 7/5, 2/6 e 6/3 em 2h17 de partida.

Até então, o único Grand Slam que Fruhvirtova havia disputado era o US Open do ano passado, quando ela furou o quali e ainda avançou uma rodada na chave principal. Ocupando atualmente o 82º lugar do ranking e já campeã de um WTA, em Chennai, a jovem jogadora tcheca está muito perto de entrar no top 50, com os 240 pontos já garantidos em Melbourne.

+ Fruhvirtova: 'Eu e minha irmã nunca tentamos copiar outras tenistas'

A adversária de Fruhvirtova nas oitavas será a croata Donna Vekic, ex-top 20 e autal 64ª do ranking, que venceu a espanhola Nuria Parrizas Diaz por duplo 6/2 em apenas 64 minutos de partida. Vekic fez 20 winners contra 12 e quebrou seis vezes o saque da espanhola.

Superada na terceira rodada, Vondrousova vinha de uma expressiva vitória sobre a número 2 do mundo Ons Jabeur na última quinta-feira. A canhota de 23 anos foi finalista de Roland Garros em 2019 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, chegando a ocupar o 14º lugar do ranking da WTA, mas operou o punho em maio do ano passado e ficou quase seis meses parada. Atualmente, aparece na 86ª posição do ranking.

"É uma sensação incrível. Estou tão feliz e animada! Parece muito surreal! Ainda tenho 17 anos. É minha segunda aparição na chave principal em um Grand Slam e já cheguei à segunda semana em um torneio tão grande", comemorou Fruhvirtova após a partida. "Obviamente, Marketa é uma jogadora muito boa e que pode vencer qualquer uma. Ela acabou de bater a número 2 do mundo há dois dias. Então, sim, estou muito feliz com esta vitória".

"Acho que foi muito importante para mim continuar pressionando. Ela manda muita bolas de volta. Apenas continuei sendo agressiva e acreditando. Estava perdendo por 3/1 no terceiro final. Foi muito importante ter confirmado o serviço no 3/2", explicou a jovem tcheca. "Depois, tive a chance devolver a quebra e aproveitei. Era como se eu estivesse de volta à partida. Foi quando eu pensei 'Ok, vamos em frente'".

A equilibrada partida entre as duas tchecas teve 12 quebras de serviço, seis para cada lado. Vondrousova fez um winner a mais, 35 a 34, e cada uma delas cometeu 37 erros. Fruhvirtova chegou a cometer 11 duplas faltas, mas cinco delas foram no segundo set, em que não teve break-points e sofreu duas quebras. Já na parcial decisiva, a jovem tcheca perdia por 3/1 e eainda escapou de mais um break-point, para dar início a uma excelente reação e vencer cinco games seguidos.

Comentários