Notícias | Dia a dia | Australian Open
Bautista joga em alto nível e supera Murray em 4 sets
21/01/2023 às 08h49

Melbourne (Austrália) - Quatro anos depois de protagonizarem um duelo emocionante em Melbourne, no que poderia ser um jogo de despedida para o britânico, Andy Murray e Roberto Bautista Agut voltaram a se enfrentar pelo Australian Open. E novamente, o espanhol levou a melhor e venceu uma disputa de alto nível para chegar às oitavas de final. Atual 25º do ranking, Bautista Agut marcou as parciais de 6/1, 6/7 (7-9), 6/3 e 6/4 em 3h29 de partida neste sábado.

Foi a quarta vitória de Bautista Agut em sete jogos contra Murray no circuito, todas elas acontecendo de maneira consecutiva entre 2019 e 2023. O experiente espanhol de 34 anos agora enfrenta o norte-americano Tommy Paul, 35º do ranking. O histórico de confrontos é favorável a Bautista Agut, que venceu três dos quatro duelos entre eles no circuito.

O resultado também encerra a grande campanha de Murray em Melbourne. Cinco vezes finalista do torneio e ex-número 1 do mundo, o britânico de 35 anos tem lutado com as lesões nas últimas temporadas. Ele chegou a anunciar a aposentadoria no início de 2019, mas voltou a jogar depois de passar por duas cirurgias no quadril. Nas primeiras rodadas deste Australian Open, venceu duas batalhas de cinco sets.

Logo na estreia, Murray salvou um match-point e venceu o italiano Matteo Berrettini, número 14 do ranking. E na última quinta-feira, lutou por quase seis horas diante de Thanasi Kokkinakis para conquistar a 12ª virada na carreira após dois sets de desvantagem. Na saída de quadra neste sábado, foi aplaudido de pé pelo público na Margaret Court Arena.

O set inicial foi amplamente dominado por Bautista Agut, que conseguiu duas quebras e não enfrentou break-points. Com 84% de primeiros serviços em quadra, o espanhol cedeu apenas seis pontos em seus games de saque. Por sua vez, Murray sofreu muito quando dependia do segundo saque, e fez só um ponto em nove possíveis.

A vantagem de Bautista Agut ficou ainda maior com uma quebra no início do segundo set, e o espanhol ainda teve um mais um break-point quando liderava por 4/2, mas Murray confirmou o serviço e logo depois devolveu a quebra de zero. O britânico conseguia sustentar longos ralis e equilibrou as ações. Durante o tiebreak, Bautista Agut abriu 5-2 e teve dois set-points, mas Murray aguentou trocas de 17 e 22 bolas, para escapar. Depois, o espanhol errou um forehand, e o britânico teve a chance de definir o set em seu serviço.

O terceiro set teve apenas uma quebra, com Bautista Agut confirmando seus serviços de forma mais tranquila, enquanto Murray vinha encarando alguns games longos. Depois de criar três break-points no oitavo game, o espanhol conseguiu passar à frente. Ele só perdeu quatro pontos no saque durante a parcial.

Murray reagiu no início do quarto set e abriu 2/0, mas não conseguiu confirmar o serviço no terceiro game, que poderia ampliar sua vantagem. Depois disso, o espanhol passou a vencer seus games de saque de forma muito tranquila, enquanto o britânico vinha correndo mais riscos. Bautista Agut conseguiu uma nova quebra de serviço no penúltimo game da partida

.

Comentários