Melbourne (Austrália) - A australiana Samantha Stosur encerrou a carreira de mais de 20 anos no circuito profissional, ao ser eliminada nas duplas mistas ao lado do compatriota Matthew Ebden no torneio de dupla mista do Australian Open. Eles caíram na estreia diante da holandesa Demi Schuurs e do croata Nikola Mektic por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 10-6. Ela já havia se despedido nas duplas femininas, que disputou ao lado da francesa Alize Cornet.
“Fiz muito mais do que pensei que faria quando criança, mesmo que você meio que sonhe coisas”, disse Stosur ao ausopen.com. “Estou super orgulhosa das conquistas que tive, das vitórias e, novamente, sinto que fiz isso de uma maneira que foi boa para mim e respeitada por muitas pessoas”, acrescentou.
“Eu estava conversando com Alison Riske-Amritraj e ela disse, 'você ainda está jogando?' E eu fiquei tipo 'Ah, não. Vou parar na próxima semana'. Ela ficou em choque por saber que eu estava encerrando a carreira e respondi: 'eu sei, tive uma boa jornada'. E ela diz: ‘Uma boa jornada? Você está brincando?!'”, contou orgulhosa.
O principal feito da carreira de simples de Stosur foi o título do US Open em 2011, e ela também havia disputado a final de Roland Garros no ano anterior. Stosur ganhou nove títulos da WTA em simples e mais 28 nas duplas, entre eles os títulos do Australian Open em 2019, de Roland Garros em 2006, e do US Open em 2005 e 2021.
"Tive uma semana ótima desde que anunciei que este seria meu último torneio. Eu me diverti muito na quadra nas duas partidas que fiz aqui. Senti um apoio incrível. Estava tentando aproveitar o máximo que posso", comentou a australiana, que espera continuar trabalhando com tênis, depois de encerrar a trajetória como jogadora profissional.
Ver essa foto no Instagram
A veterana de 38 anos também falou sobre as mudanças pelas quais o torneio passou ao longo dos anos. "Quando eu comecei, as quadras eram verdes. Havia muitas coisas diferentes sobre em comparação com o que é agora. Quero dizer, acho que uma jogadora chegar agora ao circuito, não faria ideia de tudo o que aconteceu. O torneio fica maior e melhor a cada ano. Eu acho ótimo termos isso em nosso país".
An emotional farewell 🇦🇺
— TennisAustralia (@TennisAustralia) January 21, 2023
Thank you, @bambamsam30 💙 pic.twitter.com/bgWQxbO3ea