Notícias | Dia a dia | Australian Open
Rybakina mostra consistência e derruba Swiatek
22/01/2023 às 00h24

Melbourne (Austrália) - A cazaque Elena Rybakina mostrou um pouco do tênis que a levou ao título de Wimbledon no ano passado. Neste domingo, ela teve pela frente um enorme teste contra a polonesa Iga Swiatek, e foi firme e consistente para derrubar a número 1 do mundo em sets diretos, marcando duplo 6/4 em uma hora e meia de partida.

Pela primeira vez classificada para as quartas de final do Australian Open, a cazaque de 23 anos antes nunca havia passado da terceira rodada no torneio. Sua próxima rival sairá do duelo entre Jelena Ostapenko e Coco Gauff. Rybakina tem retrospecto negativo contra as duas, perdendo os dois embates anteriores com a letã e o único que teve com a norte-americana.

Com seu estilo de jogo mais agressivo, a cazaque levou a melhor nas bolas vencedoras (24 a 15), mas também acabou cometendo mais erros não forçados (25 a 14). O desempenho com o saque foi bom, mas sem chamar tanta atenção, com aproveitamento de 65%, mas na devolução é que Rybakina conseguiu surpreender e vencer 43% dos pontos disputados.

Do outro lado, Iga não estava também em um grande dia e logo no primeiro game da partida teve o saque quebrado com dois winners de devolução. Ela chegou a buscar a igualdade, devolvendo o break no quarto game, mas voltou a perder o serviço no sétimo e não conseguiu mais reagir. Rybakina não enfrentaria mais break-points até o fim do set.

A cazaque se aproveitou das condições mais rápidas da quadra, especialmente no horário em que a partida foi disputada. Seus golpes mais retos e com muita potência vinham com profundidade e quique baixo, dificultando bastante a defesa de Swiatek. Além de sacar bem, seu desempenho nas devoluções de saque foi notável.

A número 1 do mundo começou melhor na segunda parcial desta vez e abriu 3/0 com uma quebra de frente, mas Rybakina não se desesperou e seguiu firme lutando. Ela devolveu o break no quinto game e depois no nono conseguiu a vantagem, para em seguida servir para fechar, selando a vitória de zero, logo no primeiro match-point que teve.

Comentários