Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ostapenko passa por Gauff e fará duelo de campeãs
22/01/2023 às 01h25

Melbourne (Austrália) - A rodada de domingo começou com eliminações das principais favoritas nos dois primeiros duelos de oitavas de final da chave feminina do Australian Open. Depois da queda da número 1 do mundo Iga Swiatek, foi a vez da norte-americana Coco Gauff, cabeça de chave 7, ser derrotada pela letã Jelena Ostapenko, 17ª pré-classificada, com parciais de 7/5 e 6/3, em 1h34 de jogo.

Nas quartas de final, Ostapenko travará um duelo de campeãs de Grand Slam com a cazaque Elena Rybakina, vencedora de Wimbledon no ano passado e algoz de Swiatek neste domingo. A letã chega para o próximo duelo com vantagem no histórico, tendo vencido as duas partidas anteriores entre elas, uma em Linz 2019 e a outra em Eastbourne 2021.

Campeã de Roland Garros em 2017, a letã de 25 anos nunca havia passado da terceira rodada no Melbourne Park, fase na qual parou em 2022, 2018 e 2017. Ela agora tem pelo menos quartas em três dos quatro Slam, faltando apenas o US Open, onde também ainda não passou da terceira rodada.

Ostapenko atacou como de costume, conseguiu 30 bolas vencedoras, mas também cometeu 27 erros não forçados. Do outro lado, Gauff ficou nos 21 winners e terminou com 14 erros não forçados. Nas vezes que subiu à rede, a letão teve bom desempenho e venceu 71% dos pontos. Mas o que fez a diferença foram os break-points, com ela aproveitando os três que teve e Gauff apenas um em oito.

No primeiro set, Gauff saiu na frente com uma quebra no terceiro game, mas logo em seguida levou o break de volta. A norte-americana teve mais dois break-points no quinto e quatro no sétimo, todos sem sucesso. No final, eles acabaram fazendo falta, já que Ostapenko buscou uma quebra decisiva no 12º e último game.

A norte-americana também teve chance na segunda parcial, mas desperdiçou o break-point que teve no primeiro game. Depois disso, o equilíbrio foi a tônica da disputa e Ostapenko soube aproveitar a única oportunidade que teve, bateu o saque de Gauff no nono game e em seguida confirmou para ficar com a vitória.

Comentários