Melbourne (Austrália) - Responsável pela eliminação do russo Daniil Medvedev na terceira rodada, o norte-americano Sebastian Korda aproveitou o embalo e venceu mais uma neste Australian Open. Neste domingo, ele travou um duelo de altos e baixos com o polonês Hubert Hurkacz e no fim conseguiu prevalecer ao marcar parciais de 3/6, 6/3, 6/2, 1/6 e 7/6 (10-7), após 3h30 de confronto.
Campeão juvenil do Australian Open em 2018, Korda disputa a chave principal do torneio apenas pela segunda vez. Em sua nona participação no geral em Grand Slam, ele pela primeira vez consegue alcançar as quartas de final. O próximo adversário no caminho do norte-americano será o russo Karen Khachanov, contra quem já jogou três vezes, perdeu a primeira e venceu as duas últimas.
Korda se tornou o 41º norte-americano a alcançar as quartas do Australian Open e o 80º a conseguir esse feito em Grand Slam. Isso acontece não apenas no torneio em que já foi campeão juvenil, mas também no qual seu pai levantou a única taça da Slam da carreira, sangrando-se campeão em 1998.
Derrotado por Hurkacz na única que vez que haviam se cruzado antes, nas final de Delray Beach em 2021, o norte-americano não começou bem e perdeu o primeiro set. Depois disso, foi a vez dele buscar a virada, jogando bem melhor que o rival polonês nas duas parciais seguintes, principalmente na terceira, em que dominou e cedeu somente dois games. Só que o ritmo de Korda baixou no quarto set, ele errou demais e levou 6/1 do polonês.
O quinto e decisivo set enfim viu equilíbrio e Hurkacz deixou escapar break-points preciosos com 5/5, que poderiam ter decidido a partida em seu favor. No supertiebreak, as oscilações continuaram. Hurkacz abriu 3-1, mas aí perdeu seis pontos seguidos. Com 7-3, foi Korda quem não vingou e permitiu empate. Por fim, veio a quebra decisiva em favor do norte-americano, que aí sacou para a vitória.