Notícias | Dia a dia | Australian Open
Tsitsipas luta por cinco sets e volta a superar Sinner
22/01/2023 às 09h15

Esta foi a quinta vitória do grego em seis jogos contra o italiano no circuito

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - O sexto confronto entre Stefanos Tsitsipas e Jannik Sinner terminou com a quinta vitória do grego. Um ano depois de protagonizarem um duelo das quartas de final no Australian Open, eles voltaram a se enfrentar em Melbourne, desta vez nas oitavas. Dominante na partida da edição passada, Tsitsipas novamente levou a melhor, mas foi muito mais exigido. Ele precisou lutar por 4h e venceu a disputa em cinco sets com parciais de 6/4, 6/4, 3/6, 4/6 e 6/3.

Terceiro cabeça de chave em Melbourne e ainda em busca do primeiro título de Grand Slam, Tsitsipas é o jogador de melhor ranking restando na disputa, já que Rafael Nadal e Casper Ruud foram eliminados precocemente na segunda rodada. O grego de 24 anos tem chance até de se tornar o novo número 1 do mundo em caso de título, superando o espanhol Carlos Alcaraz, que não disputou o torneio.

Com apenas um set perdido em seu caminho até as quartas de final, Tsitsipas enfrentará o surpreendente tcheco Jiri Lehecka. O jovem rival de 21 anos e 71º do ranking já eliminou três cabeças de chave em Melbourne, passando por Borna Coric, Cameron Norrie e Felix Auger-Aliassime para fazer sua melhor campanha em Grand Slam.

Já o eliminado Jannik Sinner caiu uma rodada mais cedo em comparação com a edição passada do Australian Open. O italiano de 21 anos e atual 16º do ranking já atingiu as quartas de final pelo menos uma vez em cada torneio do Grand Slam, mas ainda não tem nenhuma semifinal em torneios deste porte. O ex-número 9 do mundo defende 180 dos 360 pontos que fez em 2022 na Austrália. Sinner já vinha de outra partida de cinco sets, em que superou o húngaro Marton Fucsovics na terceira rodada. 

A vitória de Tsitsipas começou a ser construída com uma quebra logo no game de abertura. O grego ainda salvou quatro break-points logo na sequência para fazer 2/0 e chegou a liderar por 4/2 até permitir o empate no oitavo game. Mas a vantagem seria recuperada logo no game seguinte, antes de sacar para o primeiro set.

O roteiro do segundo set foi parecido, com Tsitsipas abrindo vantagem logo cedo, mas permitindo o empate na sequência. Consistente nos ralis de fundo e fazendo bom uso dos slices para quebrar o ritmo do adversário, o grego voltaria a quebrar no final do set e ampliou a diferença no placar.

O terceiro set começou com games longos e com pressão constante de Sinner sobre os games de saque de Tsitsipas. Depois de criar sete break-points no início da parcial, o italiano enfim conseguiu uma quebra, ao executar uma excelente curtinha. O jovem de 21 anos abriu 3/1 e só enfrentaria mais um beak-point ate o fim do set.

Mesmo com apenas 48% de primeiros serviços em quadra, Sinner não enfrentou break-points no quarto set e cedeu só cinco pontos em seus games de saque. O italiano conseguiu uma quebra logo cedo e chegou a criar oito break-points em três game distintos, que poderiam ampliar ainda mais sua vantagem no set, mas a diferença construída ainda no início foi suficiente.

Depois de passar sufoco nos games de serviço no quarto set, Tsitsipas voltou a confirmar o saque com mais facilidade no quinto set. Quando vencia por 2/1, ele teve três chances de quebra, em um game que Sinner fez dupla falta, errou smash e jogou uma direita para fora, mas o italiano conseguiu se salvar. Dois games mais tarde, o grego finalmente quebrou e fez 4/2. Firme no saque durante todo o set, ele confirmou a classificação para as quartas. Seu histórico em partidas de cinco sets é agora de nove vitórias e seis derrotas.

Comentários