Notícias | Dia a dia
Argentino de 30 anos vence challenger paulista
22/01/2023 às 18h04

Em Piracicaba, Collarini conquista primeiro Challenger em mais de três anos

Foto: João Pires/Fotojump

Piracicaba (Brasil) - O argentino Andrea Collarini conquistou neste domingo o título na primeira edição do challenger de Piracicaba. Collarini venceu a final contra o chileno Tomas Barrios Vera por 6/2 e 7/6 (7-1) em 1h56 de partida. O título rende 75 pontos na ATP, que farão o canhoto de 30 anos voltar ao grupo dos 200 melhores do ranking.

Descansado após finalizar sua partida de semifinal ainda no sábado, Collarini entrou em quadra disposto a apostar na paciência ao longo dos pontos. Barrios havia disputado a semifinal um pouco mais cedo e vencido o argentino Camilo Carabelli por 2/6, 6/2 e 6/4. A segunda semi foi suspensa por chuva no sábado, após o primeiro set.

Por enquanto, Collarini está subindo mais de 40 posições na lista da ATP da próxima segunda-feira e entrando no top 190 do ranking. Ele certamente terá sua melhor marca, superando o 193º posto de agosto de 2022. O experiente argentino conquistou seu segundo challenger na carreira, tendo atuando em cinco finais. Seu outro título foi em 2019, no saibro italiano.

"Estou muito feliz por vencer novamente um torneio challenger. No ano passado, bati na trave duas vezes. Tive duas más semanas, mas que foram recompensadas com uma semana muito especial aqui em Piracicaba. Fiquei na dúvida se seria capaz novamente de conquistar um torneio. Por isso, é uma semana muito emotiva para mim”, vibrou Collarini.

E o que se viu na quadra central lotada do Clube Cristóvão Colombo foi Collarini mantendo as bolas fundas e com boa margem da rede, enquanto que Barrios Vera, nitidamente mais desgastado, tentava a definição mais rápida dos pontos. Consequência de tática tão arriscada foi o elevado número de erros não forçados do chileno de 25 anos, que determinou o primeiro set em tranquilos 6/2 para o argentino.

Na segunda parcial, Collarini quebrou o saque do rival no início e logo se esperava uma vitória rápida. Só que, apoiado pela torcida piracicabana, Barrios Vera reagiu e devolveu imediatamente a quebra com muita agressividade. Os dois seguiram confirmando seus saques até o tie-break, quando o chileno acusou o golpe. Vários erros não forçados que deram a dianteira ao argentino, que só administrou até o fim.

Comentários