Notícias | Dia a dia | Australian Open
Pliskova segue sem perder set e pode voltar ao top 20
23/01/2023 às 00h46

Melbourne (Austrália) - Fora dos holofotes antes do início do Australian Open, a tcheca Karolina Pliskova vai se provando uma forte candidata ao título. Nesta segunda-feira, ela garantiu sua vaga nas quartas de final ao vencer mais uma em sets diretos, batendo a chinesa Shuai Zhang com parciais de 6/0 e 6/4, em apenas 57 minutos de jogo.

Ex-número 1 do mundo, Pliskova pode voltar ao top 20 com a campanha em Melbourne. Ela está saindo da 31ª colocação para a 20ª, mas depende ainda do que vai conseguir no torneio e do desempenho das rivais que estão atrás e ainda podem somar pontos no Grand Slam australiano. Sua próxima adversária será a francesa Caroline Garcia ou a polonesa Magda Linette.

Semifinalista na Austrália quatro anos atrás, a tcheca não chegava às quartas por lá desde então. Ela ainda persegue sua primeira final no evento, tentando ao menos igualar os melhores desempenhos em Slam, ficando com os vices de Wimbledon (2021) e do US Open (2016).

Pliskova teve bom desempenho com o saque, principalmente com o primeiro, vencendo 82% dos pontos disputados (67% no geral). Ela anotou ainda 12 aces e quatro duplas faltas, sofrendo apenas uma quebra. A característica agressividade também apareceu bem, com 33 winners e 13 erros não forçados, contra apenas 8 winners e 14 erros não forçados de Zhang.

O primeiro set foi de amplo domínio da tcheca, que perdeu apenas cinco pontos com o saque e conseguiu pressionar a chinesa em todos os seus games de serviço, anotando quebras em todos eles para aplicar um ‘pneu’ e largar com tudo na partida.

Zhang igualou um pouco mais as coisas na segunda parcial, teve a primeira chance de quebra na disputa, no segundo game, mas não aproveitou. Pliskova bateu o saque da rival no sexto, levou o break de volta no sétimo, mas continuou firme e teve nova chance no nono, quando a chinesa encantou 0-40 e foi quebrada logo de cara. A tcheca foi ao saque e no terceiro match-point fechou o jogo.

Comentários