Notícias | Dia a dia | Australian Open
Vekic faz quartas após 4 anos, Linette supera Garcia
23/01/2023 às 01h41

Melbourne (Austrália) - Fechando a rodada de oitavas de final na chave feminina do Australian Open, a badalada Caroline Garcia e a sensação Linda Fruhvirtova acabaram levando a pior e se despediram do torneio nesta segunda-feira. A francesa foi surpreendida pela polonesa Magda Linette e a jovem tcheca caiu diante da croata Donna Vekic.

Ex-top 20 e atual 64 do mundo, Vekic teve trabalho para acabar com a festa da promissora rival, precisando três sets para selar sua vitória, marcando parciais de 6/2, 1/6 e 6/3, após 2h09 de oscilação e muita disputa. A croata vai disputar as quartas de final em um Grand Slam pela primeira vez desde o US Open de 2019.

Vekic faz a melhor campanha da carreira em Melbourne, onde antes nunca havia passado das oitavas, assim como em Roland Garros e Wimbledon. Para alcançar sua primeira semi de Slam, ela terá que superar a bielorrussa Aryna Sabalenka, contra quem já jogou seis veze e venceu cinco.

O primeiro set foi dominado por Vekic, que bateu o saque de Fruhvirtova três vezes seguidas e só não anotou um ‘pneu’ porque sofreu uma quebra no quarto game, fechando depois em 6/2. Na segunda parcial foi a vez da jovem tcheca dar o troco e conseguir dois breaks consecutivos para empatar a partida. A croata chegou a ficar uma quebra no terceiro set, mas se recuperou e bateu a rival.

Linette faz quartas pela primeira vez

Se no caso de Vekic será a segunda vez nas quartas de Grand Slam, para Linette será uma estreia. Antes de começar o torneio ela nunca havia passado da terceira rodada. Para alcançar sua melhor campanha, ela já derrubou três cabeças de chave, a principal delas a número 4 do mundo Garcia, triunfando em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-3) e 6/4.

A polonesa de 30 anos e atual 45 do mundo foi muito firme e se aproveitou de um dia nada inspirado de Garcia, que cometeu mais que o dobro de erros não forçados (33 a 14). Ainda assim, a francesa largou na frente no primeiro set e venceu os três primeiros games, com duas quebras de vantagem. A primeira foi devolvida no quarto game e a outra no décimo, quando sacava para o set. No tiebreak, Linette foi melhor e largou na frente.

Garcia não conseguiu mais se encontrar em quadra, não teve um break-point sequer na segunda parcial e encarou cinco contra, sendo quebrada no último deles, no nono game. Linette confirmou e ficou com a vaga nas quartas, em que terá pela frente a tcheca Karolina Pliskova. As duas se enfrentaram nove vezes, com sete triunfos para a ex-número 1 do mundo e apenas duas derrotas, uma delas no embate mais recente, ano passado na BJK Cup.

Comentários