Notícias | Dia a dia | Australian Open
Rublev salva match-points e tem maior vitória no AO
23/01/2023 às 05h14

Melbourne (Austrália) - A maior vitória do russo Andrey Rublev no Australian Open até então não poderia ter vindo de melhor forma. Depois de ter perdido os quatro duelos anteriores contra top 10 no Melbourne Park, nesta segunda-feira ele conquistou uma vitória eletrizante diante do dinamarquês Holger Rune, em uma disputada partida de cinco sets e 3h39 de duração, definida apenas no tiebreak da última parcial e definida com 6/3, 3/6, 6/3, 4/6 e 7/6 (11-9).

Esta foi a 16ª vitória do russo no torneio, o segundo Grand Slam em que mais venceu, ficando atrás apenas do US Open, onde soma 17 triunfos. Para igualar esta marca ele terá, muito provavelmente, que superar o sérvio Novak Djokovic na próxima rodada. O ex-número 1 do mundo tem que confirmar o favoritismo mais tarde no duelo com o tenista da casa Alex de Minaur.

Rublev vai às quartas em Melbourne pela segunda vez na carreira, sendo a sétima em Grand Slam. Ele tem 17 participações nos quatro principais torneios do circuito e ainda busca uma semifinal inédita. Além de nunca ter alcançado a penúltima rodada em SLam, o russo também terá que superar um histórico negativo contra seus dois possíveis oponentes na próxima partida, tendo perdido dois dos três jogos que fez tanto contra Djokovic como contra De Minaur.

O primeiro duelo entre top 10 deste Australian Open colocou frente a frente dois ex-número 1 do mundo juvenil. Mais experiente, Rublev levou a melhor na série de break-points na reta final do primeiro set. Ele perdeu uma chance de quebra no quarto game, salvou três no quinto, conseguiu bater o saque de Rune no sexto e oitavo e perdeu o seu uma vez no sétimo, para fechar em 6/3 e largar na frente.

Rune foi superior na segunda parcial, apesar de ter começado salvando três break-points. Depois disso ele não deu mais chances ao russo e com uma quebra solitária no quarto game, conseguiu empatar a partida. O troco veio no terceiro set, em que o dinamarqês é que não teve break-points a seu favor e também com apenas uma quebra só viu o oponente voltar a liderar a partida.

No quarto set, o dinamarquês mais uma vez começou salvando break-points no game inicial e depois levou a melhor. Ele anotou uma quebra no sexto game e logo em seguida pediu atendimento médico. Rune seguiu firme em quadra, mas sofreu para fechar, perdeu um set-point com o saque no nono, foi quebrado de volta, mas no décimo voltou a pressionar o serviço de Rublev, e enfim fechou o set e empatou o jogo, levando a definição para o quinto.

Vivendo melhor momento, o jovem dinamarquês perdeu três chances de quebra no segundo game e no quarto obteve a quebra, que parecia ser a decisiva. Ele administrou bem a vantagem até sacar para o jogo, quando perdeu o saque de zero. Rune ainda teve dois match-points no serviço do russo, no 12º, mas não os aproveitou. Veio o tiebreak e ele abriu 5-0, só que novamente falhou na reta final. Rublev chegou a vencer seis pontos seguidos e depois fechou o jogo em um winner de devolução que contou com ajuda da rede.

Comentários