Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ymanitu desafia o cabeça 1 entre os cadeirantes no AO
23/01/2023 às 10h06

Ymanitu treinou com o holandês Niels Vink, adversário na estreia desta terça-feira

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Primeiro jogador brasileiro a disputar o torneio de tênis em cadeira de rodas do Australian Open, atuando pela divisão Quad, o catarinense Ymanitu Silva fará sua partida de estreia na madrugada. Ele atua por volta das 2h (de Brasília) na Margaret Court Arena, segunda principal quadra do complexo, e enfrentará o holandês Niels Vink, cabeça 1 do torneio.

Aos 39 anos, Ymanitu faz sua quarta participação em torneios do Grand Slam. Ele já disputou duas finais de duplas no saibro de Roland Garros, em 2019 e também no ano passado. Já na grama de Wimbledon, foi superado ainda na rodada de estreia na última temporada.

Ymanitu é o atual número 8 no ranking mundial da divisão Quad, destinada aos tenistas com deficiência em pelo menos um membro superior. Ele já jogou quatro vezes contra Vink, jovem de 20 anos e líder do ranking, sempre com vitórias do holandês.

"Estou aqui na Australia desde o dia 7 e já participei de duas competições que serviram para eu fazer uma boa aclimatação. Cheguei em Melbourne dia 21, com meu treinador Wanderson Cavalcante e estamos treinando já no complexo do Australian Open. As condições climáticas são muito semelhantes com as do Brasil, então quanto a isso estou bem preparado", disse Ymanitu, que treinou com Vink durante a preparação para o torneio. "Fico muito feliz em participar do meu quarto Grand Slam. É mais um sonho se realizando e outra conquista para a minha carreira. A esteia será difícil, mas darei o meu melhor dentro da quadra amanhã".

Quem vencer o confronto da primeira rodada jogará a semifinal contra o sul-africano Donald Ramphadi ou o canadense Robert Shaw. Já nas duplas, Ramphadi será o parceiro de Ymanitu para a estreia contra o norte-americano David Wagner e o britânico Andy Lapthorne, cabeças 2 do torneio.

Comentários