Melbourne (Austrália) - Em sua primeira participação no torneio de tênis em cadeira de rodas do Australian Open, Ymanitu Silva foi superado ainda em sua estreia em simples. Atuando na Margaret Court Arena, segunda principal quadra do complexo, ele perdeu por 6/1 e 6/0 para o holandês Niels Vink, cabeça 1 do torneio e líder do ranking da divisão Quad.
Primeiro jogador brasileiro a disputar o Australian Open na modalidade, Ymanitu Silva está com 39 anos e fez sua quarta participação em torneios do Grand Slam. Ele já disputou duas finais de duplas no saibro de Roland Garros, em 2019 e também no ano passado. Já na grama de Wimbledon, foi superado ainda na rodada de estreia na última temporada.
Ymanitu é o atual número 8 no ranking mundial da divisão Quad, destinada aos tenistas com deficiência em pelo menos um membro superior. Seu algoz tem apenas 20 anos e jogará a semifinal contra o sul-africano Donald Ramphadi ou o canadense Robert Shaw.
Já nas duplas, Ramphadi será o parceiro de Ymanitu para a estreia contra o norte-americano David Wagner e o britânico Andy Lapthorne, cabeças 2 do torneio.