Notícias | Dia a dia | Australian Open
Azarenka derruba Pegula e volta à semi após 10 anos
24/01/2023 às 06h52

Azarenka não chegava tão longe no Australian Open desde o bicampeonato em 2012 e 2013

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Bicampeã do Australian Open em 2012 e 2013, Victoria Azarenka está de volta à semifinal em Melbourne depois de dez anos. E a ex-número 1 do mundo alcança essa fase ao superar a terceira colocada do ranking Jessica Pegula por 6/4 e 6/1 em 1h36 de partida nesta terça-feira. Foi a terceira vitória de Azarenka em cinco jogos contra Pegula no circuito. 

Aos 33 anos, Azarenka tem dois títulos e três vice-campeonatos de Grand Slam. Ela disputará sua nona semifinal em torneios deste porte. Seu último bom resultado em Slam foi o vice-campeonato do US Open em 2020.

Azarenka é a atual 24ª do ranking e voltará ao grupo das 20 melhores do mundo, ficando muito perto do top 15 com sua boa campanha. A bielorrussa agora enfrenta a cazaque Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon e 25ª do ranking. Elas duelaram apenas uma vez, no ano passado em Indian Wells, e Rybakina levou a melhor em sets diretos.

Por sua vez, Jessica Pegula segue sem conseguir superar a barreira das quartas em Grand Slam. Foi a quinta vez seguida que a norte-americana de 28 anos parou nesta fase em Melbourne. Ela também fez quartas de Roland Garros e do US Open no ano passado. Pegula vinha de oito vitórias seguidas na temporada, quatro pela United Cup e mais quatro em Melbourne. Ela só havia perdido o primeiro jogo do ano, para Petra Kvitova. 

O início de partida foi arrasador para Azarenka, que conseguiu uma quebra logo cedo e largou com 3/0 no placar. Ela ainda criou mais cinco break-points que poderiam ampliar sua vantagem no quarto game, mas Pegula conseguiu se salvar. A ex-líder do ranking seguia muito consistente nas trocas de fundo e tinha respostas para o jogo mais agressivo de Pegula. Ela abriu 5/2 e teve dois set-points no saque da adversária, mas a norte-americana não só escapou, como também devolveu a quebra e um game de muitos erros da bielorrussa, mas Azarenka não se deixou abalar pela oportunidade perdida e voltou a quebrar logo no game seguinte.

Azarenka aproveitou o bom momento e saiu com 2/0. Apesar de o teto estar fechado e sem incidência do vento, o jogo noturno é mais lento do que as partidas da sessão diurna e Pegula não conseguia se impor. Na tentativa de exagerar na força, acabou errando demais. Do outro lado, Azarenka conseguia variar altura e peso de bola, além de pressionar o serviço da rival com frequência. Ela conseguiu duas novas quebras para chegar à vitória. Pegula até fez mais winners na partida, 19 a 17, mas cometeu 31 erros contra apenas 20. Azarenka criou 13 break-points na partida e conseguiu cinco quebras, perdendo só dois games de serviço.

Após a partida, Azarenka também falou sobre a oportunidade de jogar na Rod Laver Arena diante daquele que dá nome ao estádio. "Estava um pouco nervosa, porque você sempre quer mostrar seu melhor tênis diante do melhor. E espero ter feito isso hoje e que tenham gostado de me ver jogar. Tentei o meu melhor".

Comentários