Notícias | Dia a dia | Australian Open
Linette surpreende Pliskova e alcança semi inédita
24/01/2023 às 22h59

Melbourne (Austrália) - Ex-número 1 do mundo, a tcheca Karolina Pliskova chegou com algum favoritismo para o duelo desta quarta-feira com Magda Linette, válido pelas quartas de final do Australian Open. Só que a polonesa tratou de deixar o retrospecto negativo entre elas fora da quadra e surpreendeu com uma vitória em sets diretos, marcando parciais de 6/3 e 7/5, em 1h29 de disputa.

Pela primeira vez disputando as quartas de final de um Grand Slam, a polonesa de 30 anos vai também para sua primeira semi e espera agora pela vencedora do duelo entre Aryna Sabalenka e Donna Vekic. Assim como contra Pliskova, ela também ostenta histórico negativo contra as duas, perdendo os dois confrontos anteriores com a bielorrussa e o único que teve com a croata.

Linette se tornou a terceira polonesa a alcançar a semi de Slam e pode se tornar a primeira a disputar uma final de Australian Open. Isso porque Iga Swiatek não passou das semifinais em 2022 e Agnieszka Radwanska também não conseguiu superar tal fase, caindo na penúltima rodada em 2014 e 2016.

Em sua 30ª aparição em um dos quatro principais torneios do circuito, conseguindo agora a melhor campanha da carreira, Linette também alcançará seu melhor ranking. Atual 42 do mundo, ela irá superar por mais de 10 lugares o 33º posto, que era o seu mais alto, indo provisoriamente para a 22ª colocação (será 23ª se Vekic for campeã ou vice).

Pliskova entrou em quadra não apenas com vantagem de 7 a 2 no histórico com Linette, mas também vinda de ótimas vitórias na competição. Ela não havia perdido um set sequer e deixou apenas 19 games pelo caminho nas quatro partidas anteriores, ao passo que a polonesa já havia pedido um set e 36 games.

Logo no primeiro game, a tcheca conseguiu uma quebra, mas a resposta veio em seguida com sua devolução. Quatro games depois, Linette voltou a pressionar o saque da rival e contou com um desempenho ruim de Pliskova, que perdeu o saque de zero e depois não conseguiu mais se recuperar, deixando escapar o único break-point que teve até o final.

A segunda parcial foi comandada pela polonesa, que teve o saque ameaçado duas vezes no quarto game e depois deixou escapar três break-points no quinto e mais dois no sétimo. A definição veio apenas no 11ª, quando novamente Pliskova não foi bem com o serviço e acabou superada por Linette, que em seguida confirmou e ficou com a vitória.

O saque fez a diferença para a polonesa, que venceu 70% dos pontos contra apenas 58% de Pliskova. As duas terminaram a partida com as mesmas 18 bolas vencedoras, só que a tcheca abusou dos erros não forçados e teve mais do que o dobro de Linette (36 a 16).

Comentários