Melbourne (Austrália) - Principais cabeças de chave nas duplas femininas do Australian Open e atuais campeãs do torneio, Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova seguem na luta pelo bicampeonato em Melbourne e pelo sétimo Grand Slam juntas. Elas avançaram na semifinal após a vitória sobre e a holandesa Demi Schuurs e a norte-americana Desirae Krawczyk por 6/2 e 6/3.
As tchecas só perderam um set na campanha até a semifinal. Isso aconteceu ainda na estreia, contra a holandesa Ulrikke Eikeri e a norte-americana Catherine Harrison. E no ano passado, venceram três Grand Slam, Australian Open, Wimbledon e US Open. Elas não conseguiram jogar juntas em Roland Garros, porque Krejcikova testou positivo para Covid-19 no início do torneio.
As adversárias de Krejcikova e Siniakova na semifinal serão a romena Elena-Gabriela Ruse e a ucraniana Marta Kostyuk, que surpreenderam a australiana Storm Hunter e a belga Elise Mertens, cabeças 4 em Melbourne, com parciais de 7/6 (8-6), 2/6 e 6/4 em 2h30 de partida.
Do outro lado da chave, as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula tentam se recuperar das eliminações em simples e avançaram à semi de duplas. Cabeças de chave número 2, elas venceram a taiwanesa Hao-Ching Chan e a chiensa Zhaoxuan Yang por duplo 6/1.
Ainda em busca do primeiro título de Grand Slam juntas, Gauff e Pegula enfrentam na semi as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, que passaram pela norte-americana Caroline Dolehide e a russa Anna Kalinskaya por duplo 6/3.