Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ymanitu disputa nas duplas sua 3ª final de Slam
25/01/2023 às 06h47

Ymanitu Silva tenta conquistar seu primeiro Grand Slam no tênis em cadeira de rodas

Foto: Frank Molter/ITF

Melbourne (Austrália) - Pela terceira vez em sua carreira, Ymanitu Silva disputará uma final de duplas em Grand Slam no tênis em cadeira de rodas. Depois de dois vice-campeonatos em Roland Garros, ele agora decidirá o Australian Open. Além disso, tentará um título de Slam inédito para o tênis brasileiro entre os profissionais de sua modalidade.

Ymanitu e o sul-africano Donald Ramphadi venceram nesta quarta-feira o norte-americano David Wagner e o britânico Andy Lapthorne, cabeças 2 do torneio, por 7/5 e 6/3. Eles enfrentam os holandeses Sam Schroder e Niels Vink, principais favoritos, que venceram o australiano Heath Davidson e o canadense Robert Shaw por duplo 6/1.

"Foi um jogo que começamos muito firmes e abrimos 5/2 no 1º set. Depois, a dupla adversária se recuperou, mas conseguimos crescer na hora certa e fechar. Já no segundo eles começaram muito bem e abriram 3/0, mas eu meu parceiro conversamos e falamos que precisávamos ser mais intensos e agressivos. Foi dessa forma viramos o set e conquistamos a vaga na final", resumiu o catarinense que está acompanhado do treinador Wanderson Cavalcante.

Aos 39 anos, Ymanitu Silva faz sua quarta aparição em um Grand Slam. Ele disputou as finais de duplas em Roland Garros em 2019 e 2022, e caiu nas estreias de simples e duplas na grama de Wimbledon ano passado. Ele é o atual número 8 no ranking mundial da divisão Quad, destinada aos tenistas com deficiência em pelo menos um membro superior. 

"Fico muito feliz de começar o ano como mais uma final de Grand Slam, a terceira na minha carreira. A sensação que tenho é que cada segundo que passo dentro da quadra, treinando e me dedicando, vale muito a pena. Muito mais que o resultado, o principal é amor ao que se faz", acrescentou o experiente tenista.

As competições de tênis cadeira de rodas começaram a ser disputadas no Australian Open em 2002, mas os jogos do Quad só foram incluídos no programa em 2008. No ano passado, o Brasil conseguiu seus dois primeiros títulos de Grand Slam na modalidade, com a brasiliense Jade Lanai. Ela foi campeã de simples e duplas no torneio juvenil do US Open.

Comentários