Notícias | Dia a dia
Wimbledon reduzirá duplas masculinas para 3 sets
25/01/2023 às 20h18

Ebden e Purcell conquistam o título de duplas em Wimbledon do ano passado no quinto set

Foto: ATP

Londres (Inglaterra) - Uma regra secular vai mudar em Wimbledon a partir deste ano. O torneio de duplas masculinas, que sempre foi disputado em melhor de cinco sets desde 1884, será reduzido para o padrão de todos os demais Grand Slam e passará ter três sets.

O All England Club, entida particular que organiza Wimbledon desde 1877, disse que a decisão foi tomada após "abrangente consulta" e acredita que a medida irá encorajar mais tenistas de simples a entrar nas chaves de duplas.

Não houve menção ao problema logístico, mas a imprensa britânica destaca que um dos motivos é o desgaste excessivo da grama natural, causado pela extensão das partidas. Desde o ano passado, o torneio também extingiu a disputa do quinto set longo, alinhando-se com os demais Slam, e agora o quinto set é um supertiebreak, disputado até que alguém faça 10 pontos.

No ano passado, o australiano Nick Kyrgios, que chegou à final, afirmou que gostaria de competir nas duplas, mas que o fato de serem disputados cinco sets o impedia. "Acho que é a coisa mais estúpida de todas", disse ele à época. "Ninguém quer jogar duplas em melhor de cinco sets, ninguém quer assistir a duplas em melhor de cinco sets".

Comentários