Notícias | Dia a dia | Australian Open
Fonseca sente físico, leva virada e para nas quartas
25/01/2023 às 23h19

Melbourne (Austrália) - Faltou pouco para o tênis brasileiro colocar mais um representante na semifinal do Australian Open. Na abertura da rodada da quinta-feira local, o carioca João Fonseca fez jogo desgastante, teve chance de fechar a partida no segundo set, mas acabou eliminado por seu parceiro de duplas.

Cabeça 10 do torneio devido sua atual 23ª posição no ranking internacional, Fonseca fez uma partida equilibrada do começo ao fim contra o belga Alexander Blockx, 10º do mundo, e caiu com as parciais de 6/7 (7-9), 7/6 (7-5) e 6/3.

Ainda aos 16 anos, Fonseca disputou já sua quarta chave principal de Grand Slam juvenil. No ano passado, chegou nas oitavas de final de Roland Garros, passou uma rodada em Wimbledon e caiu na estreia do US Open.

Jogo intensamente disputado
Os dois jogadores pareceram ter alguma dificuldade de adaptação à velocidade da quadra no começo da partida, cometendo alguns erros em bolas mais profundas. O brasileiro obteve quebra no quarto game, mas não sustentou a vantagem e ainda precisou sacar muito bem para salvar break-point no nono game. Abriu 5-3 no tiebreak, permitiu nova reação e evitou set-point no saque com 5-6. Sempre agressivo com o forehand, o carioca foi muito bem em troca da base e sacou para fechar o set.

O ritmo intenso se manteve em toda a segunda série. Blockx chegou a ter 5/2, com quebra no sexto game de zero, mas Fonseca não se desesperou e se recuperou quando o belga sacou para o set. Evitou um set point em seguida com lance corajoso e game longo, levando a decisão a mais um tiebreak. Tirando o máximo de seu forehand, Fonseca ficou duas vezes à frente, com 3-2 e 5-4, ainda por cima com dois saques disponíveis, mas o belga conseguiu empatar.  Por fim, errou um voleio fácil que deu novo set-point ao belga, que aproveitou ao sacar com firmeza e concluir no lado aberto.

Fonseca passou a sentir o cansaço no terceiro set. Não se mexia tão bem e permitiu 2/0 e 3/1 ao adversário, que investia em deixadas e nem se preocupava mais em bater tão forte na bola. Com grande espírito de luta,, o brasileiro ainda empatou no sexto game, mas imediatamente levou nova quebra com dificuldade na perna esquerda e daí em diante Blockx dominou de vez.

Comentários