Melbourne (Austrália) - Atual campeã de Wimbledon, Elena Rybakina disputará sua segunda final de Grand Slam no próximo sábado. A cazaque de 23 anos e 25ª do ranking vai em busca de um título inédito no Australian Open. Ela superou na semifinal desta quinta-feira a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, bicampeã do torneio, por 7/6 (7-4) e 6/3 em 1h43 de partida.
Em busca de mais um troféu de Grand Slam, Rybakina enfrentará a vencedora da partida entre Aryna Sabalenka e Magda Linette. Ela perdeu os três jogos que fez contra Sabalenka, número 5 do mundo, e levou a melhor no único duelo que fez contra Linette, 45ª do ranking, na quadra dura e coberta de Ostrava em 2021.
A brilliant performance 👏
Elena Rybakina is heading to the #AO2023 women's singles final!@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen pic.twitter.com/w7vEytvVdX— #AusOpen (@AustralianOpen) January 26, 2023
É certo que Rybakina terá o melhor ranking da carreira, com grandes chances de entrar no top 10 após o torneio. Ela só não será top 10 se Magda Linette for campeã. A cazaque pode terminar o torneio na oitava posição em caso de título. Lembrando que ela não recebeu pontos na WTA quando venceu seu primeiro Slam. O torneio de Wimbledon não contou para o ranking devido ao banimento de tenistas de Rússia e também de Belarus, país natal de Azarenka e Sabalenka, por exemplo.
Já Azarenka fez sua melhor campanha em Melbourne desde seu bicampeonato e tentava voltar à decisão do torneio depois de dez temporadas. A experiente jogadora de 33 anos e atual 24ª do ranking tentava alcançar sua sexta final de Grand Slam na carreira. Ela voltará ao top 20 do ranking com sua boa campanha em Melbourne.
The range and reach by Elena Rybakina! 😲
— Wide World of Sports (@wwos) January 26, 2023
🖥️ #AusOpen LIVE | https://t.co/80XjQpwd6J#9WWOS #Tennis pic.twitter.com/qwve11RuBg
Em um primeiro set com uma hora de duração, as duas jogadoras alternaram os momentos de domínio da partida. Apesar de Rybakina ser uma jogadora mais agressiva e com maior potência nos golpes, Azarenka estava ciente de que não sustentaria as trocas longas com uma rival que bate muito forte na bola, a ex-número 1 do mundo tentou variar o ritmo do jogo, ora com bolas sem peso, ora antecipando a tentativa de definir os pontos. E isso equilibrou a partida.
Azarenka, aliás, foi a primeira a quebrar e liderou o set inicial por 3/2, mas Rybakina reverteu o placar e conseguiu duas quebras para fazer 5/3. Sacando para fechar, a cazaque chegou ao set-point, mas Azarenka se salvou e devolveu a quebra. Já com o placar empatado por 5/5, a atual campeã de Wimbledon precisou sair de 0-40, no momento em que Azarenka vinha errando muitas devoluções. No tiebreak, Rybakina esteve o tempo todo à frente no placar e fechou o set. Ela liderou a contagem de winners por 20 a 17 e cometeu 16 erros contra 13.
The first set goes to Elena Rybakina - and what a set it was! 🔥
— Wide World of Sports (@wwos) January 26, 2023
🖥️ #AusOpen LIVE | https://t.co/80XjQpwd6J#9WWOS #Tennis pic.twitter.com/CwRBspgj7P
A partir do segundo set, Rybakina passou a ter maior controle das ações do fundo de quadra e criou sete break-points em quatro games diferentes. Com a pressão constante sobre o saque de Azarenka, ela abriu a vantagem por 5/2 com duas quebras acima.
A ex-número 1 do mundo chegou a reduzir a diferença, mas acabou perdendo o saque novamente. Rybakina terminou o jogo com 9 aces contra 3, liderou a contagem de winners por 30 a 26 e cometeu 21 erros contra 27 de Azarenka. A cazaque criou 11 break-points na partida e aproveitou cinco, sofrendo três quebras.