Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djokovic e Tsitsipas são favoritos para as semifinais
26/01/2023 às 13h05

Stefanos Tsitsipas tem segunda chance de chegar numa final de Grand Slam

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Os finalistas masculinos do Australian Open serão definidos a partir de 0h30 desta sexta-feira. Primeiro, entram em quadra Stefanos Tsitsipas e Karen Khachanov e um deles será um postulante inédito ao título do torneio. Às 5h30, rodada noturna local, Novak Djokovic enfrenta a surpresa Tommy Paul. Por seus históricos e ranking, Djokovic e Tsitsipas são favoritos para decidir o título de domingo.

Há uma gigantesca lacuna entre os currículos de Djokovic e Paul, que nunca se cruzaram no circuito. Enquanto o sérvio faz sua 10ª semi no Australian Open, sem jamais ter sofrido uma derrota nesse estágio, e busca aumentar seu recorde para 33 finais de Slam, o simples fato de estar na semi desse naipe é inédito para o norte-americano de 25 anos e atual 35º do ranking.

Isso sem falar na imensa coleção de recordes do sérvio, a oportunidade de atingir o 22º troféu de Grand Slam e de recuperar o número 1. Djokovic não sabe o que é perder no torneio desde 2018, série que já chega a 26 partidas. Enquanto o sérvio soma 92 troféus na carreira, seu adversário só ganhou um.

Caso consiga a inesperada façanha, Paul se tornará o primeiro norte-americano a decidir um Slam desde Andy Roddick, em Wimbledon de 2019, e também encerrará jejum em Melbourne, que já completa 20 anos. Andre Agassi faturou o título em 2003.

Desde que atingiu a penúltima rodada de Slam em Roland Garros de 2007, o sérvio soma 32 vitórias em 43 semifinais de Slam já disputadas. A partir de 2015, ganhou 18 de 19. Esta única derrota foi em Roland Garros de 2019 para Dominic Thiem.

Djokovic se queixou de problema na perna esquerda na primeira semana do torneio, mas perdeu apenas um set até agora, para o francês Enzo Couacaud, na segunda rodada. Na sua trajetória tirou os cabeças Grigor Dimitrov (27), Alex de Minaur (22) e Andrey Rublev (5). Já Paul tirou dois espanhóis favoritos, Alejandro Davidovick (30) em duros cinco sets e Roberto Bautista (24).

Grego nunca perdeu
Tsitsipas leva favoritismo para esta semifinal. Além de ter vencido o russo em todos os cinco duelos já realizados, quatro deles sobre piso sintético, também tem no currículo a final de Roland Garros de 2021. Khachanov disputa sua segunda semi de Slam da carreira, tendo deixado escapar a vaga na final do US Open do ano passado frente a Casper Ruud. Além disso, perdeu todos os últimos 13 jogos em que enfrentou um adversário top 5.

O grego no entanto tem algum peso nas costas, já que falhou nas outras três vezes em que atingiu a penúltima rodada do Australian Open, entre 2020 e 2022, superado duas vezes por Daniil Medvedev e outra por Rafael Nadal. Além de buscar seu primeiro troféu de Slam, seu outro grande incentivo é a chance de atingir pela primeira vez a liderança do ranking, o que virá automaticamente em caso de título no domingo.

Em seus cinco jogos já realizados nesta edição, Tsitsipas só enfrentou um cabeça de chave, o italiano Jannik Sinner, que o levou a cinco sets. Khachanov ao contrário superou três cabeças: Frances Tiafoe, 16; Sebastian Korda, 29; e Yoshihito Nishioka, 31.

Comentários