Notícias | Dia a dia | Australian Open
Soares destaca importância de um título 100% nacional
26/01/2023 às 14h11

Melbourne (Austrália) -  O tênis brasileiro tem um dia especial nesta quinta-feira. Luísa Stefani e Rafael Matos disputam a partir das 22h (de Brasília), a final de duplas mistas do Australian Open. Eles enfrentam a dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna na Rod Laver Arena e tentam ser a primeira dupla totalmente brasileira a ganhar um Grand Slam. A partida terá transmissão ao vivo do canal ESPN 2.

Até hoje apenas uma parceria nacional alcançou a final de um Grand Slam, isso aconteceu no ano de 1982, em Roland Garros, com Claudia Monteiro e Cássio Motta. Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo triunfaram nas duplas em torneios do Grand Slams, mas não jogando juntos.

Gustavo Kuerten, Thomaz Koch, Maria Esther Bueno, Bruno Soares e Marcelo Melo são os cinco brasileiros com títulos em simples, duplas masculina e feminina e mistas com títulos profissionais na história do Brasil. Luísa e Matos somam seis vitórias em seis partidas juntos, todos nesta temporada, sendo duas na United Cup, em Brisbane, e quatro no Aberto da Austrália.


Bruno Soares, de 40 anos, que se aposentou em setembro passado, falou sobre o sonho brasileiro “Acho que a importância de um time totalmente brasileiro ganhar um título misto de Grand Slam seria enorme”, disse Soares, campeão de duplas mistas e masculinas em 2016 em Melbourne Park, ao site do torneio. “Alguns de nós já fizemos isso com parceiros não brasileiros, mas acho que há um significado muito, muito especial em vencer um Grand Slam com um time 100% brasileiro”, acrescentou o mineiro de Belo Horizonte. “Tivemos muito sucesso em duplas nas últimas duas décadas. É muito bom ver a nova geração nos representando no mais alto nível e jogando um tênis incrível".

Apesar de ter ganhado um título de duplas mistas de Grand Slam com Mirza, no US Open de 2014, a lealdade de Soares é compreensivelmente com seus compatriotas. “Seria um dia muito, muito especial (se eles ganhassem) e isso é algo que rende muita coisa boa lá no Brasil”, disse Soares. “Eles fazem as pessoas acreditarem, fazem as pessoas se apaixonarem pelo esporte, fazem as pessoas assistirem. Vai ser um dia muito, muito especial. Estamos todos aqui torcendo e apoiando. Será um grande dia para nós, brasileiros."

Luisa Stefani já fez história no tênis brasileiro, ao lado de Laura Pigossi, em 2020, quando conquistou inédita medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio. No começo deste ano, foi campeã de duplas do WTA 500 de Adelaide 2 ao lado da norte-americana Taylor Townsend, batendo a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a cazaque Elena Rybakina na final com parciais de 7/5 e 7/6 (7-3).

Comentários