Notícias | Dia a dia | Australian Open
Stefani e Matos fazem história com título na Austrália
26/01/2023 às 23h38

Stefani e Matos formam a primeira dupla 100% brasileira a vencer um Grand Slam

Foto: Paul Zimmer/ITF

Embed from Getty Images

Melbourne (Austrália) - A paulista Luísa Stefani, de 25 anos, e o gaúcho Rafael Matos, de 27, tornaram-se na noite desta quinta-feira a primeira parceria totalmente nacional a conquistar um título de duplas mistas de Grand Slam. Com outra grande atuação, os dois levantaram o troféu do Australian Open, ao derrotar os experientes indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/2. Os dois dividirão o prêmio de US$ 106 mil.

Outros três brasileiros haviam conquistaram títulos de Grand Slam nas duplas mistas, mas sempre com parceiros estrangeiros. Maria Esther Bueno faturou Roland Garros de 1960 com o australiano Bob Howe; Thomaz Koch repetiu o feito em Roland Garros de 1975 com a uruguaia Fiorella Bonicelli; e Bruno Soares conquistou com dois no US Open, em 2012 ao lado de Ekaterina Makarova e 2014 com a mesma Mirza, e ainda o de 2016 na Austrália, com Elena Vesnina.

Tanto Stefani quanto Matos disputaram a primeira final de Slam de suas carreiras profissionais, porém a modalidade não conta pontos para os rankings profissionais da ATP e da WTA. Até então, a única parceria nacional a jogar uma final de Slam nas mistas era a de Cláudia Monteiro e Cássio Motta no saibro de Roland Garros em 1982.

Jogo equilibrado
Os adversários eram gabaritados. Mirza, de 36 anos, entrou em quadra com seis títulos de Slam, sendo três em mistas, e foi número 1 de duplas, enquanto Bopanna, de 42, buscava repetir o troféu de duplas mistas obtido em Roland Garros em 2017.

Bopanna começou com muitos erros e o Brasil abriu 2/0, mas ótimas devoluções em cima de Stefani levaram ao empate ainda no quarto game. Os indianos assustaram ao tirar novo serviço de Luísa, abrir 5/3 e Bopanna sacar para fechar o set, mas foi a vez de o time nacional se aplicar nas devoluções e dificultar os voleios. A definição foi ao tiebreak e aí o excepcional trabalho tanto do fundo como de rede de Matos e Stefani fez grande diferença. Mirza ainda errou dois smashes seguidos nos pontos finais.

O segundo set manteve o equilíbrio. Stefani encarou outro serviço perigoso no terceiro game, mas seu desempenho nos voleios permanecia espetacular. Aí veio outro game de devoluções muito firmes em cima de Mirza até que um ponto incrivelmente bem disputado, principalmente com Matos segurando longa troca de bola, determinou a quebra.

O dueto brasileiro se mexia muito bem cobrindo todos os pontos da quadra e insistia em defesas de qualidade, mas ainda assim Bopanna diminuiu para 2/4. Veio um sétimo game tenso, com Matos sacando contra o sol. Stefani fez voleio precioso e o indiano jogou bola na rede em seguida, dando 5/2 aos brasileiros. Apesar de toda a bagagem, Mirza sentiu o momento, não sacou bem e de novo Stefani e Matos lutaram muito pelos pontos até que Luísa cravou o voleio decisivo.

Comentários