Notícias | Dia a dia | Australian Open
Fonseca fica com o vice nas duplas do AO juvenil
27/01/2023 às 05h35

Embed from Getty Images

Melbourne (Austrália) - A melhor participação de João Fonseca em Grand Slam juvenil chegou ao fim nesta sexta-feira, quando ele e o belga Alexander Blockx ficaram o como vice-campeonato de duplas na chave juvenil do Australian Open. Principais cabeças de chave, Fonseca e Blockx foram superados pelos norte-americanos Learner Tien e Cooper Williams por duplo 6/4.

Carioca de 16 anos, Fonseca tentava se tornar o nono juvenil brasileiro a ser campeão de Slam e o segundo na Austrália. Há treze anos, o alagoano Tiago Fernandes conquistou o título de simples em Melbourne. A lista de juvenis brasileiros campeões de Grand Slam ainda inclui Thiago Wild no US Open de 2018, além de títulos de duplas Gustavo Kuerten, Orlando Luz, Marcelo Zormann, Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli, e também da brasiliense Jade Lanai no tênis em cadeira de rodas.

Adversários na final de duplas, Blockx e Tien também vão se enfrentar na final de simples. Terceiro cabeça de chave em Melbourne e décimo no ranking, o belga de 17 anos venceu o chinês Yi Zhou por 6/4 e 6/1. Já o norte-americano aparece no 27º lugar do ranking aos 17 anos e venceu o polonês Tomasz Berkieta por 6/4 e 6/2.

A final de duplas em Melbourne começou com dificuldades para os sacadores e o primeiro set acabou tendo sete quebras de serviço em dez game disputados. A dupla norte-americana esteve o tempo todo à frente no placar. Eles abriram 4/1, e depois 5/2. Mesmo perdendo a primeira chance de sacar pra o set, Tien e Williams conseguiram manter a vantagem.

Já a parcial seguinte teve apenas uma quebra, conquistada pela dupla norte-americana no quinto game. Eles fizeram 3/2 e ainda escaparam de um break-point no game seguinte. Fonseca e Blockx ainda escaparam de um match-point no saque tiveram três chances de devolver a quebra no último game da partida, mas não conseguiram buscar o empate.

A boa campanha até a final de duplas rende 575 pontos no ranking para a parceria, enquanto os campeões recebem 750 pontos. Em simples, Fonseca chegou às quartas e faz mais 300 pontos. Ele é o atual 23º colocado na lista da ITF. Para a composição do ranking são considerados os seis melhores que resultados que o tenistas tem em simples no período de um ano, e mais 25% de suas seis melhores pontuações nas duplas.

Comentários