Notícias | Dia a dia | Australian Open
'Não lembro de Roland Garros', disfarça Tsitsipas
27/01/2023 às 10h54

Melbourne (Austrália) - Com um tênis de alto nível mostrado ao longo de seis boas partidas neste Australian Open, o grego Stefanos Tsitsipas se deu a segunda chance de tentar um título de Grand Slam. O primeiro aconteceu no saibro de Roland Garros em 2021, quando chegou a ter 2 sets a 0 diante de Novak Djokovic, antes de levar virada que atrapalhou sua cabeça por bom tempo.

Djokovic, nove vezes campeão em Melbourne sem jamais ter perdido uma final na arena Rod Laver, será novamente sua barreira para o maior troféu. Dois dias atrás, durante uma pergunta na coletiva, o sérvio se atrapalhou e não se lembrou sobre essa final de Paris disputada contra Tsitsipas.

Ao observar isso, um jornalista perguntou se Djokovic teria se confundido ou estaria tentando mexer com sua cabeça. O grego não pensou muito e simplificou: "Também não lembro desse Roland Garros".

O grego diz que houve mudanças importantes na sua postura em quadra. "Estou jogando um grande tênis e gostando disso. Não estou vendo coisas negativas em quadra, mesmo quando algo não funciona. Estou otimista e positivo, não importa o adversário. Faltava isso para mim. Estou focado em dar 110%".

Ele passou por situações difíceis na batalha de quatro sets diante do russo Karen Khachanov e foi questionado sobre sua aparente tranquilidade nos momentos de pressão. "Acho que tudo começa com a confiança em suas habilidades. A frustração acontece quando você entra em pânico ou não se sente confortável, não é capaz de achar soluções. Frustração não trouxe coisas benéficas para mim", salientou.

Questionado sobre o fato de a liberação das conversas com a equipe técnica ter muito a ver com seu bom momento, Tsitsipas confirmou. "Instrução sempre houve, mas antes da regra era pouca. Estou satisfeito que agora não seja penalizado por isso. Não tem sentido ter um treinador e não poder dividir ideias com ele durante o jogo. Ficou agora algo natural".

Diante da chance de ganhar seu primeiro Slam e automaticamente assumir a liderança do ranking, Tsitsipas foi econômico. "Austrália foi um dos primeiros lugares em que joguei como juvenil. A primeira coisa que me lembro do torneio era ver Fernando González na TV, ele acabou virando um dos meus tenistas favoritos. Já fui número 1 juvenil e agora pode acontecer no profissional. Tenho essa enorme oportunidade. Vou tentar agarrá-la".

Comentários