fiogf49gjkf0d
Flavia Pennetta, WTA Finals , Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Flavia Pennetta, WTA Finals , Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Flavia Pennetta, WTA Finals , tênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/pennetta/1029_finals_fore_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/pennetta/1029_finals_fore_int.jpg" />Cingapura (Cingapura) - A italiana Flavia Pennetta disputou a última partida como profisisonal nesta quinta-feira, em Cingapura. Como havia anunciado minutos depois de conquistar o US Open, a jogadora de 33 anos decidiu se aposentar ao final da temporada.
A despedida veio diante da russa Maria Sharapova. Pennetta precisava fazer um set para garantir vaga na semifinal do WTA Finals. Com o placar de 7/5 e 6/1 para a ex-número 1, a italiana não passou da fase de grupos do torneio e deu adeus após um backhand na rede.
"Estou feliz por ter a oportunidade de jogar este torneio. Acho que fazer a última partida contra Maria foi incrível, porque ela é uma campeã", disse Pennetta. "Foi uma boa maneira de dizer adeus, porque quando você perde contra uma jogadora tão boa não há muitas coisas a dizer. Ela é uma das melhores da história", acrescenta a italiana, que ficou com três vitórias e três derrotas contra Sharapova na carreira.
"Sinto como se não fosse meu último jogo. Eu não sei por quê. Talvez em alguns dias eu vá sentir mais a diferença. Até aqui tudo bem", finalizou a experiente jogadora, com um sorriso.
Mesmo depois de um abraço da russa ao final da partida, Pennetta não recebeu homenagens nem falou ao público e saiu de quadra rapidamente, muito aplaudida. Ela foi campeã do torneio com as melhores da temporada em 2010, formando dupla com a argentina Gisela Dulko, em Doha. Em simples, a despedida também marcou sua primeira aparição na competição.
O ápice da carreira da italiana aconteceu há menos de dois meses, quando surpreendeu em Nova York e levantou o 11º troféu como profissional. Os pontos pelo título lhe alçaram ao seu recorde pessoal no ranking da WTA, em 6ª, semanas depois. Pennetta também teve 14 vices em simples.
Nas duplas, a italiana chegou a liderar o ranking em 2011, quando conquistou o Australian Open ao lado de Dulko. Na modalidade, ela foi vice-campeã do US Open em duas ocasiões (2005 e 2014) e totalizou 17 títulos e 17 vices em torneios de primeira linha.